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A VLTzação do sistema BRT foi anunciada pela Prefeitura do Rio com a proposta de, ao longo de 15 anos, substituir os ônibus dos corredores Transcarioca e Transoeste pelo Veículo Leve sobre Trilhos. E, já a partir do ano que vem, o município iniciará a implantação do sistema VLT ligando o metrô de Botafogo à Gávea.

Com a VLTzação, a cidade totalizará 251 quilômetros de trilhos e terá o maior sistema das Américas. Hoje, são 28 quilômetros no Centro e no Porto Maravilha. Esse projeto só é viável por causa do investimento já realizado na implantação da infraestrutura do BRT. Com isso, a Prefeitura deixa de gastar neste momento R$ 4,5 bilhões no Transcarioca e R$ 2,5 bilhões no Transoeste.

O município agora investirá na adaptação para o novo modal, com trilhos, trens e sistemas.

O VLT qualifica a operação viária, tem o dobro de capacidade dos articulados e intervalos regulares, além de ser sustentável e integrado à paisagem urbana.

A ligação Botafogo/Gávea pelo VLT será via Parceria Público-Privada, com início da implantação prevista para o primeiro semestre de 2023. Serão 12 quilômetros de trilhos e 13 paradas, além de um Centro Integrado de Operação e Manutenção. Também estão programadas melhorias urbanísticas no entorno do traçado, incluindo solução para a drenagem da Rua Jardim Botânico.

A Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), antiga Cdurp, está à frente do projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).

08/07/2022 – Prefeitura do Rio de Janeiro

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