A CBTU de Belo Horizonte estima que, até o final de 2022, 10 toneladas a mais de resíduos sólidos serão recicladas na Companhia em relação aos anos anteriores. Esse número representa mais de 400% de aumento de material reaproveitado, resultado da atuação do Comitê Regional de Sustentabilidade na gestão de desempenho ambiental da Empresa em parceria com as áreas envolvidas.
Entre os anos de 2019 e 2021, a Superintendência de Belo Horizonte gerou uma média de 3,5 toneladas de resíduos recicláveis por ano, compostos majoritariamente por papel e plástico recolhidos nas áreas administrativas e no Pátio de Manutenção São Gabriel. Já em 2022, com a melhoria do sistema de segregação e acondicionamento dos resíduos, foram, até agosto, destinadas 9,81 toneladas para a reciclagem, evitando assim, o envio desses materiais para aterros sanitários. A gestão de resíduos da área de Sistemas Fixos e Via Permanente foi também incrementada, principalmente em relação à destinação de entulhos e sucatas.
Geração de renda: é importante destacar que os resíduos recicláveis são destinados gratuitamente a uma cooperativa de catadores de Belo Horizonte, segundo recomendações do Decreto n° 10.936/2022. O envio de materiais às cooperativas de recicláveis, além de gerar economia para a CBTU, contribui para a geração de renda dos trabalhadores desse setor.
Apesar dos resultados alcançados, ainda há bastante a ser feito, principalmente em relação à realização de coleta seletiva. As próximas ações serão adotadas em setores ainda não abrangidos, para que a gestão de resíduos seja implementada em toda a Empresa.
14/10/2022 – CBTU Belo Horizonte