Na manhã desta terça-feira (9), representantes da Corporação Andina de Fomento (CAF) – Banco de Desenvolvimento da América Latina e da Prefeitura de Canoas visitaram a linha da tecnologia aeromóvel operada pela Trensurb. O diretor-representante do CAF no Brasil, Víctor Rico, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e secretários do município fizeram o trajeto entre o Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho e a Estação Aeroporto do metrô acompanhados pelo diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, e pelo diretor da Aeromovel Brasil S.A., Marcus Coester.
Em conversa com os visitantes, Kasper e Coester destacaram a simplicidade e a eficiência do aeromóvel, inclusive seu baixo custo de implantação, manutenção e operação. Sobre a experiência da empresa metroviária com a tecnologia, Kasper declarou aos visitantes: “Amanhã, dia 10, o aeromóvel está completando três anos de muita eficiência”. A linha metrô-aeroporto do modal abriu as portas ao público em 10 de agosto de 2013, ainda em operação experimental. Desde então, foram transportados 2,8 milhões de passageiros.
Para o prefeito Jairo Jorge, “estando há três anos em Porto Alegre e tendo transportado quase 3 milhões de passageiros, o aeromóvel é um modal de transporte coletivo consolidado”, e justifica o sucesso do projeto “pela sua frequência, viabilidade e praticidade”.
Mais tarde, os visitantes encaminharam-se ao local das obras de implantação do aeromóvel, em Canoas, um projeto da prefeitura local cujo comitê de assessoramento é integrado pela Trensurb. À tarde, os representantes participam do I Seminário da Cadeia Produtiva do Aeromóvel, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas, evento promovido em parceria entre Prefeitura de Canoas, CAF e Aeromovel Brasil.
Conexão metrô-aeroporto
O projeto foi desenvolvido no Brasil, usando tecnologia 100% nacional e movimentou uma cadeia produtiva que envolveu mais de 50 empresas e mil profissionais. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitem integração e acesso rápido e direto ao terminal aeroportuário sem custo adicional para os usuários do metrô. O trajeto de 814 metros, com duas estações de embarque, é percorrido em 2 minutos e 35 segundos. Além de qualificar o acesso ao aeroporto, o empreendimento cumpre diretriz do governo federal para empresas estatais de investir em projetos de infraestrutura e inovação tecnológica e fomentar o desenvolvimento da indústria nacional.
Projetado pelo Grupo Coester, de São Leopoldo, o aeromóvel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.
Sustentabilidade e economia são marcas do aeromóvel. O projeto atende às legislações ambientais vigentes e, como a propulsão se dá com o acionamento de motores elétricos, não há emissão de poluentes gasosos. Esses motores são dispostos em casas de máquinas acusticamente isoladas, evitando também a poluição sonora. Já as estruturas elevadas e menos espessas, com design moderno, evitam a poluição visual.
Foto: Felipe Figueiró