Em 2023, a ampliação malha registrou discreto acréscimo de 4,1 km. Para os próximos cinco anos, as perspectivas são mais otimistas. Considerando apenas as obras em andamento, o crescimento poderá alcançar 66 km e 59 estações.
Em 2023, a rede de atendimento de transporte de passageiros sobre trilhos apresentou um discreto acréscimo de 4,1 km, que estão pontualmente concentrados na expansão do metrô de Salvador e do trem de Natal. Com esse incremento, a malha operacional do Brasil soma um total de 1.133,4 km, sendo a maior concentração na região Sudeste, seguida pela Nordeste, Sul e Centro-Oeste. Os dados fazem parte do Balanço do Setor Metroferroviário de Passageiros 2023 da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), divulgado neste mês.
A expectativa é de que a rede nacional continue se desenvolvendo nos próximos anos a partir da continuidade das obras já em andamento nos Estados do Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. O setor também aguarda com ansiedade o anúncio dos projetos que serão contemplados no PAC Seleção de Projetos, que deverá ampliar, ainda mais, o rol daqueles projetos em execução.
Segundo o levantamento da ANPTrilhos, nos últimos cinco anos, a expansão da malha urbana de transporte de passageiros sobre trilhos foi moderada, com a adição de 38 km de trilhos, o que representa menos de 2% no acumulado dos cinco anos. Nesse mesmo período, a frota de veículos individuais cresceu mais de 9%.
Para os próximos cinco anos, as perspectivas são mais otimistas. Considerando apenas as obras em andamento, o crescimento poderá alcançar 66 km e 59 estações. Desse total, 20 km e 17 estações estão previstos para 2024.
“A evolução do setor de transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil abre um leque de oportunidades para inovação, parcerias público-privadas e o desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas, apontando para um futuro promissor para a mobilidade urbana e interurbana no país”, explica Joubert Flores, Presidente do Conselho da ANPTrilhos.
Radar de Concessões
A ANPTrilhos acompanha as perspectivas do mercado metroferroviário brasileiro e entre os projetos de concessão previstos o setor conta com iniciativas de novas linhas e concessão de trechos operacionais.
Para implantação de novas linhas:
Brasília
• VLT da W3 Norte
São Paulo
• Linha 14- Ônix I trem urbano.
• Linha 19- Celeste I metrô.
• Linha 20- Rosa I metrô.
Para concessão de linhas em operação:
• CBTU
• CPTM
• Metrô-DF
Obras em andamento
A rede de transporte sobre trilhos conta com 13 obras em andamento, sendo sete delas previstas para serem entregues em 2024. Conheça os projetos:
Teresina (PI)
• Expansão da Linha 1. entrega prevista 2024
Fortaleza (CE)
• Implantação da Linha Leste.
• Implantação do ramal aeroporto do VLT Parangaba-Mucuripe (Linha Nordeste). entrega prevista 2024
Natal (RN)
• Expansão da Linha Roxa.
João Pessoa (PB)
• Construção da Estação Várzea Nova. entrega prevista 2024
Rio de Janeiro (RJ)
• Expansão do VLT do Rio de Janeiro. entrega prevista 2024
São Paulo (SP)
• Expansão da Linha 9- Esmeralda. entrega prevista 2024
• Implantação do people mover do aeroporto de Guarulhos. entrega prevista 2024
• Expansão da Linha 2- Verde.
• Implantação da Linha 6- Laranja.
• Implantação do trecho Vila Prudente – Jardim Colonial da Linha 15- Prata.
• Implantação da Linha 17- Ouro.
Baixada Santista (SP)
• Implantação do 2º trecho (Conselheiro Nébias – Valongo) do VLT da Baixada Santista. entrega prevista 2024
O documento completo do Balanço do Setor Metroferroviário de Passageiros 2023 da ANPTrilhos está disponível no site da entidade, através do link: https://anptrilhos.org.br/balanco-do-setor-2023
Sobre a ANPTrilhos
Fundada em agosto de 2010, a Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) é uma entidade civil sem fins lucrativos sediada em Brasília (DF). Sua missão é promover o desenvolvimento e aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.
A ANPTrilhos adota uma abordagem integradora que envolve operadores, indústria, entidades da sociedade civil e o poder público. Com foco no avanço da mobilidade urbana sustentável, defende a implantação de sistemas de transporte estruturantes sobre trilhos, integrados aos demais modais de transporte.