Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Ramal Japeri e a extensão Paracambi serão suspensos após casos de furtos na tarde desta terça-feira

A SuperVia precisará interromper a circulação do ramal Japeri e da extensão Paracambi a partir das 16h de hoje. Nesta terça-feira, a concessionária registrou novos furtos de cabos – dessa vez foram mais de 200 metros de cabos de sinalização nas regiões de Nova Iguaçu e Queimados, além de novos episódios de vandalismo contra equipamentos que auxiliam no sistema de sinalização em Edson Passos.

A concessionária ainda enfrenta a consequência do arrombamento de instalações e furto de materiais na região de Nova Iguaçu, ocorridos ontem (30/08). Os criminosos levaram seis relés, peças que garantem a inteligência do sistema de sinalização e são responsáveis pelos sistemas lógicos de fechamento e abertura automática de sinais para os trens em todo o ramal. Os relés que foram levados custam aproximadamente R$ 30 mil cada mas, ao serem vandalizados, são revendidos como sucata por poucos reais. Por serem equipamentos mais complexos, o tempo de reparo é maior que o da reposição de cabos uma vez que exigem uma série de testes eletrônicos e de campo para voltarem a operar.

A suspensão temporária do ramal será mais uma vez necessária já que, com esses danos, os trens precisariam ser licenciados via rádio (ou seja, de forma manual, não automática) por um grande recho de onze estações, entre Anchieta e Engenheiro Pedreira, já próximo a Japeri. Com a necessidade de licenciamento dos trens por contato via rádio – entre o Centro de Controle da SuperVia e os maquinistas -, os intervalos teriam que ser aumentados para 30 minutos, o que inviabilizaria a operação e causaria uma lotação de estações e trens além da taxa máxima permitida pela legislação em vigor. Por isso, a interrupção temporária será necessária mais uma vez. A SuperVia está trabalhando para repor e voltar a operar os equipamentos de sinalização furtados e os cabos que foram cortados. Não há previsão de normalização.

Devido a uma quantidade cada vez maior de materiais furtados, a SuperVia tem encontrado dificuldade para fazer a reposição dos materiais, problema que já vem ocorrendo desde o início deste ano, conforme já divulgado à imprensa e às autoridades competentes em outros momentos. Como se tratam de áreas de fortes e crônicos problemas de insegurança pública, algumas sob o domínio do poder paralelo de facções criminosas, o trabalho de reparação e troca de cabos normalmente só pode ser executado durante o dia. Mesmo assim, equipes têm sido vítimas de roubos nos locais onde fazem os reparos. Criminosos levam veículos, objetos pessoais e ferramentas de trabalho dos colaboradores da SuperVia.

A SuperVia lamenta que ocorrências como essas causem riscos à operação dos trens e transtornos aos seus milhares de clientes. No primeiro semestre deste ano, houve 364 ocorrências de furtos de cabos de energia e de sinalização no sistema ferroviário, totalizando mais de 14 mil metros de cabos retirados indevidamente do sistema. Desde o início deste ano, já foi gasto mais de R$ 1 milhão com recuperação do sistema de sinalização devido a esses crimes. Os casos são comunicados às autoridades competentes e registrados na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).

A concessionária ressalta que, de acordo com o contrato de concessão e com a Constituição Federal, a segurança pública nos trens e estações é uma atribuição do Governo do Estado, que atua por meio de suas autoridades policiais. Os agentes da SuperVia não têm poder de polícia, mas realizam rondas permanentes e acionam a polícia sempre que necessário. Por vezes, essa parceria resulta em detenções ou prisões de criminosos. Esse tipo de ação deve ser enquadrado como crime previsto no artigo 260 do Código Penal, que dispõe sobre a conduta de causar transtornos ou riscos de desastre à operação ferroviária e prevê pena de reclusão, de dois a cinco anos, e multa.

Na tarde desta terça-feira, a circulação dos trens segue de acordo com os intervalos abaixo, levando-se em conta a faixa de pico de cada ramal:

Ramal Deodoro – Santa Cruz (16h às 19h)
Entre Campo Grande e Santa Cruz – intervalo médio de 13 minutos
Entre Central do Brasil e Campo Grande – intervalo médio de 10,5 minutos

Ramal Japeri
Operação suspensa a partir das 16h

Ramal Belford Roxo (16h às 19h)
Intervalo médio de 25 minutos

Ramal Saracuruna (16h às 19h)
Central a Gramacho – intervalo médio de 13 minutos
Gramacho a Saracuruna – intervalo médio de 24 minutos

31/08/2021 – SuperVia

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email