Queiroz Galvão é declarada vencedora da licitação da extensão da Linha 1 do Metrô de Salvador

Consórcio CCINFRA-TSEA-EPC ofereceu a melhor proposta, mas foi inabilitado; Queiroz Galvão, classificada em segundo lugar, venceu o certame

Como noticiou o Diário do Transporte, o Consórcio da Camargo Correa foi inabilitado no dia 6 de fevereiro de 2019 na licitação do Tramo 3 do Metrô de Salvador, extensão da Linha 1 do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas.

Classificado inicialmente como primeiro colocado, o Consórcio CCINFRA-TSEA-EPC foi inabilitado, sendo declarado vencedor a Queiroz Galvão, classificada em segundo lugar. A proposta vencedora apresentou valor total de R$ 429. 963.057,00.

Nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, o Governo do Estado da Bahia declarou oficialmente a construtora Queiroz Galvão a vencedora do certame.

A proposta vencedora foi divulgada após análise documental, em sessão pública realizada no dia 19, na sede da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).

A partir de agora, as demais concorrentes tem o prazo recursal de cinco dias para recorrer da decisão.

Com o segundo menor valor para executar as obras (R$ 429,9 milhões), a proposta da Construtora Queiroz Galvão acabou sendo selecionada dentre as demais concorrentes:

A Camargo Corrêa divulgou nota na época em que afirmou ter apresentado o menor preço para as obras, “com desconto superior a 46%, cumprindo com todos os requisitos do edital”.

“Ao contrário do alegado, nem a Camargo Corrêa Infra, nem sua controladora, Construções e Comércio Camargo Corrêa S.A., nem suas consorciadas, participaram da elaboração de qualquer anteprojeto do Tramo 3 da Linha 1, objeto da atual licitação. Os autores do anteprojeto de engenharia do Tramo 3 da Linha 1 são o próprio Governo da Bahia, por intermédio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), e a Projconsult Engenharia de Projetos Ltda., no que compete ao orçamento, como pode ser comprovado pelos documentos”, disse a construtora.

Próximos passos

Segundo comunicado do Governo da Bahia, a Queiroz Galvão será responsável pela elaboração e desenvolvimento dos projetos básico, executivo e “as built”, execução das obras civis e de urbanização, fornecimento e implantação de sistemas de energia (rede aérea de tração e subestação), trabalho técnico social para fins de desapropriação, além da pré-operação da referida implantação.

O trecho licitado parte de Pirajá, tem cerca de cinco quilômetros e prevê a construção de duas estações metroviárias, sendo uma Estação Campinas, localizada nas imediações de Campinas de Pirajá e da Brasilgás, e a outra Estação Águas Claras/Cajazeiras. O Tramo 3 será implantado pelo lado esquerdo da Rodovia BR-324, no sentido Salvador – Feira de Santana, tendo início no KM-622, em Pirajá, e final no KM-616, próximo ao viaduto de Águas Claras.

“A ampliação do metrô é mais um compromisso firmado pelo Governo do Estado, através da CTB e Sedur, e que passa a ser realidade. Salvador precisa de um transporte público que atenda da melhor forma a população. O metrô é um grande avanço e nos colocou em uma nova realidade, com um serviço de excelência, que agora avançará ainda mais, atendendo a mais gente”, afirmou o presidente da CTB, Eduardo Copello.

Composto por duas linhas, com extensão de 33 quilômetros já em operação, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas transporta diariamente mais de 350 mil passageiros. Com as extensões do Tramo 3 da Linha 1 e o Tramo 2 da Linha 2, do Aeroporto até Lauro de Freitas, o sistema chegará a 42 quilômetros.

Extensão do Metrô

O trecho compreendido, com 5,5 quilômetros de extensão, parte de Pirajá e terá ainda a construção de duas estações: Campinas e Águas Claras/Cajazeiras.

O metrô de Salvador é operado pela CCR Metrô Bahia que, através de uma Parceria Público Privada com o governo estadual, construiu as linhas 1 e 2 do sistema.

Já a construção das duas novas estações – Campinas e Águas Claras/Cajazeiro – é de responsabilidade direta do governo estadual, cabendo à concessionária a implantação dos sistemas operacionais.

As obras têm duração prevista de 30 meses, com financiamento pelo programa Pró-Transporte FGTS, da Caixa Econômica Federal/ Ministério das Cidades, com contrapartida do estado.

O Pró-Transporte, contrato de financiamento direto, realizado em 2016, tem o valor de R$ 737 milhões e ainda está vigente. A contrapartida do governo da Bahia é de R$ 49,6 milhões, segundo informações da CTB.

A estimativa é que as novas estações beneficiem entre 500 e 600 mil pessoas.

O sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (estação ainda não construída) é composto por duas linhas, que somam uma extensão de quase 33 quilômetros.

Operado pela concessionária CCR Metrô Bahia, o modal transporta diariamente 350 mil passageiros.

Com as extensões do Tramo 3 da Linha 1 e o Tramo 2 da Linha 2, do Aeroporto até Lauro de Freitas, o sistema atingirá 42 quilômetros.

Consórcios que entregaram proposta

Consórcio CCINFRA-TSEA-EPC – Metrô Tramo III (Camargo Correa – TSEA – EPC)

Consórcio Construtora Queiroz Galvão

Consórcio Serveng/Coesa

Consórcio Odebrecht

Consórcio Metroviário (Marquise S/A – Comsa – Enefer)

Consórcio Metroviário Linha 1-BA (SA Paulista – Mape – Benito Roggio e Hijos) e

Consórcio Ferreira Guedes – Teixeira Duarte – Somafel.

 

Foto: Daniele Rodrigues/ Ascom Sedur

21/02/2019 – Diário do Transporte

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