Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Propostas para Linha Sul e VLTs do Metrofor recebidas em maio

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) irá receber, no dia 18 de maio, as manifestações de interesse para elaborar estudos para a concessão da Linha Sul do Metrofor e dos Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) de Cariri, Fortaleza e Sobral. Conforme o edital da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), apresentado na última quarta-feira, dia 28, os interessados classificados serão responsáveis pelos custos decorrentes da preparação de seus estudos.

Previstos R$ 13 bilhões

A expectativa já anunciada pelo secretário Lúcio Gomes (Infraestrutura) é que os quatro equipamentos rendam cerca de R$ 13 bilhões ao governo estadual. A Parceria Público Privada (PPP), que deve ocorrer após a realização do PMI, deve tratar especificamente da operação e exploração das linhas, além de seguir uma agenda de manutenções e ampliações em todas as linhas, a longo prazo, sob fiscalização do Governo do Ceará. A Comissão Avaliadora abrirá as propostas, em sessão pública, às 15 horas do dia 18 de maio.

Visitas técnicas

Segundo o governo, no dia 13 de abril serão iniciadas as inscrições para participar das visitas técnicas aos sistemas de metrô e VLT incluídos na PPP. As visitas serão direcionadas a empresas interessadas em participar da PMI e que desejam conhecer presencialmente os objetos da Parceria Público Privada. Grupos estrangeiros e consultorias já manifestaram, ao governo, interesse pelos equipamentos.

A oferta

A Linha Sul possui 24.1 km de extensão, 19 estações em operação, uma em construção e interliga três cidades na Região Metropolitana de Fortaleza (Maracanaú, Pacatuba e Fortaleza). Já o Ramal Parangaba-Mucuripe encontra-se em fase de implantação. No total, este ramal terá 13,4 Km de extensão e 12 estações. Uma parte de 5 km e quatro estações já está em operação assistida, transportando passageiros gratuitamente. (Esta obra deve ser concluída no final deste ano). No Cariri, o VLT possui 9 estações, em 13,6 km de extensão. No VLT de Sobral, são duas linhas que totalizam 12 estações e 13,9 km de via férrea.

02/04/2018 – Diário do Nordeste
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email