A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e a coordenação do Trem dos Vales, apresentaram projeto executivo Trem dos Vales na última semana. Participaram da reunião representantes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e prefeitos das cidades que fazem parte do trajeto do trem.
Conforme o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, o projeto executivo Trem dos Vales foi elaborado pela empresa Trilhar. “Está muito bem embasado e mostra o que é necessário para ter o trem em definitivo”, ressalta. Arenhart destaca que a ideia é viabilizar os passeios de trem a partir do próximo ano.
De acordo como o coordenador do projeto Trem dos Vales, Rafael Fontana, o estudo elaborado durante de 2019 demonstra a viabilidade técnica e questões como segurança operacional, sustentabilidade econômica e a responsabilidade social do projeto. “O material será analisado pela Rumo Logística e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT )”, afirma.
Para o presidente da Amturvales, também é necessário mobilizar as prefeituras da região. “A iniciativa é fundamental porque o Vale do Taquari que será favorecido. O trem vai ser o ‘boom’ no turismo da região. Já tivemos prova disso no último ano”, destaca.
Em 2020, a intenção é oferecer passeios durante o mês de agosto, com trajetos entre Guaporé e Muçum e, Colinas e Roca Sales.
14/02/2020 – Jornal A Hora