O secretário Nacional de Mobilidade Urbana, José Roberto Generoso, acompanhado da equipe técnica da Semob, reuniu-se, nesta terça-feira (22), com prefeitos e lideranças dos estados de Minas Gerais e São Paulo. O encontro visou tirar dúvidas e fornecer mais explicações sobre o programa Avançar Cidades – Mobilidade.
A iniciativa, lançada em julho, pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo, prevê ações de financiamentos em âmbito municipal em quatro modalidades: qualificação viária, transporte não motorizado, estudos e projetos e elaboração de Planos de Mobilidade Urbana.
Na abertura das atividades, que ocorreu no auditório do MCidades, Generoso saudou o grupo. “Consideramos o programa um sucesso. Temos atualmente 566 municípios. São projetos que, sem dúvida, terão um grande impacto na mobilidade das cidades”, disse. Ele destacou que novos encontros estão previstos.
O secretário entende que a qualidade dos projetos apresentados é fator preponderante. “Para que possamos ter êxito, gerar emprego e renda, e, principalmente, otimizar a mobilidade urbana nos municípios brasileiros.”
Avançar Cidades – Mobilidade – O programa prevê que a área terá R$ 3,7 bilhões de financiamento. Os recursos serão disponibilizados por meio do Programa Pró-Transporte.
O cadastramento das propostas é feito pela Semob. O processo de seleção é contínuo, ou seja, não haverá prazo limite para a inscrição das propostas.
Entre os projetos apoiáveis constam pavimentação de vias urbanas, implantação ou requalificação de estações e abrigos para sistemas de transporte público coletivo, calçadas com acessibilidade, ciclovias, ciclofaixas, paraciclos e bicicletários, sinalização viária, iluminação, drenagem, arborização e paisagismo.