Primeiro VLT fabricado no Brasil será entregue em maio

  • Releases
  • 2 minutos de leitura
O presidente da EMTU, Joaquim Lopes, visitou a fábrica da T ́Trans, em Três Rios
O presidente da EMTU, Joaquim Lopes, visitou a fábrica da T ́Trans, em Três Rios

A T ́Trans, empresa genuinamente brasileira e associada da ANPTrilhos, atua no segmento metroferroviário realizando serviços nas áreas de energia, sinalização e controle, telecomunicações, sistemas auxiliares, bilhetagem eletrônica e material rodante. A empresa foi fundada em novembro de 1997 e conta com unidades em São Paulo (SP) e Três Rios (RJ).

Em maio, a T ́Trans entregará o primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) fabricado no Brasil. O VLT foi produzido na fábrica da T ́Trans em Três Rios. A empresa é parceira da Vossloh na produção dos 22 VLTs para o sistema que está sendo implantando na Baixada Santista, ligando Santos e São Vicente.

Três VLTs já estão em São Vicente e em condições de operar. Eles foram produzidos na fábrica da Vossloh em Valência, na Espanha. Os demais serão produzidos na fábrica da T ́Trans no Brasil.

Os VLTs terão 2,65m de largura por 44m de comprimento e 3,20m de altura; capacidade para 400 passageiros; velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h); ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.

A Operação Precursora do VLT em São Vicente, entre as estações Mascarenhas de Moraes e João Ribeiro, iniciará no final de abril. Não haverá cobrança de tarifa.