A mais antiga linha de metrô do país recebe os equipamentos que ampliam a segurança dos passageiros
As primeiras portas de plataforma da Linha 1-Azul do Metrô, a mais antiga linha de metrô do Brasil, começaram a funcionar nesta quinta-feira (7). Os equipamentos entraram em operação nas estações Jabaquara e Tucuruvi e vão colaborar para o aumento da regularidade na circulação dos trens e redução do número de interferências na via, além de ampliar a segurança dos passageiros.
Em cada estação foram instaladas 48 portas de vidro automáticas – 24 portas em cada plataforma -, que passaram pelos testes e comissionamento, garantindo seu pleno funcionamento. As barreiras também vão impedir o acesso a passarela de emergência, pelo lado do quem está na plataforma.
A instalação foi feita pelo contrato de modernização do sistema de sinalização e controle dos trens, que prevê também a colocação das portas de plataformas nas estações terminais da Linha 3-Vermelha: Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda. Nessas duas, os materiais já chegaram do Brasil e está em andamento o projeto de adequação da estrutura das plataformas que devem ter os equipamentos instalados até o fim do ano.
O Metrô também vai colocar as portas de segurança nas demais estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, através de outro contrato. A meta é colocar as portas em 10 estações da Linha 3-Vermelha ainda este ano. As primeiras a receberem serão Bresser-Mooca e Belém, que já têm suas plataformas sendo adequadas para a instalação dos equipamentos. Depois será a vez das estações Pedro II, Carrão-Assaí Atacadista, Penha-Lojas Besni, Guilhermina-Esperança, Patriarca-Vila Ré e Artur Alvim.
Atualmente, esse tipo de porta está presente nas novas estações construídas pelo Metrô – Sacomã, Tamanduateí, Vila Prudente (Linha 2-Verde) e todas das linhas 4-Amarela e 15-Prata -, na Linha 5-Lilás, que recebeu os equipamentos recentemente, e nas estações Vila Madalena (Linha 2-Verde) e Vila Matilde (Linha 3-Vermelha).
Além das portas, o Metrô trabalha para a modernização do sistema de sinalização e controle de trens da Linha 1-Azul, com a implantação do sistema CBTC. A estratégia de liberação para o funcionamento na operação comercial envolve o uso desse sistema inicialmente aos domingos até sua utilização em todos os dias ainda este ano. O CBTC permite ampliar a oferta de trens aos passageiros, com a redução dos intervalos de circulação entre as composições.
07/07/2022 – Metrô de São Paulo