Artigos da SuperVia e Metrô de São Paulo foram os vencedores da premiação.
A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) realizou a cerimônia do Prêmio Inovação em Rede – Gestão de Ativos e Eficiência Energética, nesta 3ª feira (12/11), no auditório da Estação da Luz, em São Paulo (SP).
O Prêmio Inovação em Rede é uma iniciativa da ANPTrilhos para fomentar o desenvolvimento de iniciativas inovadoras que resultem em melhorias no desempenho das empresas operadoras de transporte coletivo de passageiros sobre trilhos.
Ezequiel da Silva Oliveira Souto, da SuperVia, e os coautores Marcus Glauco de Araújo Almeida, Claudio de Lima Perales e Bruno Almeida Ribeiro da Silva, conquistaram a categoria Gestão de Ativos com o artigo “DNA dos Cabos”.
“É uma honra para a SuperVia poder participar de uma premiação de Inovação. Para nós, poder contribuir e compartilhar conhecimento sobre segurança de infraestrutura crítica significa fortalecer o ecossistema de segurança brasileira. Vencer esse Prêmio coroa e consolida um trabalho de equipe feito com muita dedicação e isso fortalece o nosso espírito de servir a sociedade brasileira e a busca pelas melhores soluções e entregas”, explicou Ezequiel Souto.
Na categoria Eficiência Energética, Felipe Copche e os coautores Adalberto de Paula Ramos e Carlos Eduardo Paixão de Almeida, do Metrô de São Paulo, venceram com o artigo “Energias alternativas, eficiência energética e sustentabilidade em projetos de expansão da rede metroviária de São Paulo”.
“Vencer o prêmio de projeto inovador em sustentabilidade e eficiência energética fortalece o nosso compromisso na busca de soluções responsáveis e mais modernas. Esta conquista do Metrô de São Paulo é fruto do trabalho da equipe de projetos na busca por redução do impacto ambiental e otimização de recursos. Ela nos estimula a seguir promovendo práticas sustentáveis no desenvolvimento de novos projetos”, destacou Copche.
O vencedor de cada categoria recebeu certificado, troféu e premiação no valor de R$ 3.500,00. Os demais finalistas receberam troféu e certificado de participação.
Os finalistas das duas categorias falaram sobre a importância de participar do Prêmio:
“Considero uma experiência enriquecedora poder participar deste evento. A ANPTrilhos, que tem nome e reconhecimento nacional entre as operadoras e indústria do setor de mobilidade urbana e transporte de passageiros sobre trilhos vêm promovendo encontros onde ocorre a troca de conhecimento e soluções entre as organizações deste ramo. Estar entre os participantes significa fortalecer o elo de cooperação em progresso e inovação no setor metroferroviário do país em prol do bem comum: oferecer serviços cada vez melhores aos passageiros e cidadãos”.
Thiago Naves Cassimiro e os coautores Willian Eder Reis da Silva e Dario Schneeberger de Carvalho, do Metrô de São Paulo, foram finalistas categoria Gestão de Ativos com o artigo “Projeto Toth: Transformando dados em Informações Estratégicas no Metrô de São Paulo”.
“Concorrer a este prêmio representa uma oportunidade de reconhecimento e validação do nosso trabalho e dedicação da empresa na manutenção do tema Gestão de Ativos. O processo de avaliação nos incentiva a aperfeiçoar ainda mais nossos processos e nos permite dividir nossas realizações com um público mais amplo e compartilhar o conhecimento. Além disso, participar deste prêmio é um sinal de nosso compromisso com a melhoria contínua, através de processos simples e eficazes”.
Juliana de Castro Reis e a coautora Natália dos Santos Sant’anna, do MetrôRio, foram finalistas com o artigo “Mapa de Riscos de Continuidade dos Ativos Críticos”, na categoria Gestão de Ativos.
“Gostaria de agradecer a oportunidade de compartilhar esta iniciativa do Metrô, que reforça a agenda sustentável da Companhia e seu compromisso com a otimização de custos, e destacar a importância destas homenagens promovidas pela ANPTrilhos a temas tão relevantes ao setor metroferroviário, buscando incentivar a melhoria no desempenho das empresas operadoras.
Marcos André Minoru Ota, do Metrô de São Paulo, autor do artigo “Autoprodução de Energia no Metrô-SP”, finalista na categoria Eficiência Energética.
“Participar e ser finalista desse prêmio é uma grande honra e um reconhecimento do compromisso da SuperVia com um valor inegociável, a segurança. Apesar do cenário desafiador, seguimos investindo em iniciativas disruptivas que produzem soluções inovadoras para reforçar a segurança e performance da operação”.
Guilherme de Assis Licurci e o coautor Pedro Ivo Magalhães de Carvalho, da SuperVia, finalistas da categoria Eficiência Energética com o artigo “Uso de Inteligência Artificial e Visão Computacional para Auditoria Remota de Shisa Kanko”.
A abertura do evento contou com a presença:
• Diretora Executiva da ANPTrilhos, Ana Patrizia Lira;
• Presidente do Conselho da Associação, Joubert Flores;
• Presidente da CPTM, Michael Sotelo;
• Presidente da SuperVia, Everton Trindade;
• Diretor de Operações do Metrô de São Paulo, Fábio Siqueira Netto;
• Diretor de Operações da ViaQuatro e ViaMobilidade, Antonio Marcio Barros;
• Representante da USTDA no Brasil, Rodrigo Mota.
Os executivos falaram sobre a importância do incentivo à produção dos artigos técnicos e o reconhecimento dos trabalhos realizados pelas equipes.
O Prêmio Inovação em Rede – Eficiência Energética e Gestão de Ativos foi idealizado a partir dos estudos realizados através de financiamento a fundo perdido da USTDA, a agência de fomento dos Estados Unidos.
O Vice-Presidente Executivo da ANPTrilhos e Diretor da CPTM, Luiz Eduardo Argenton, prestigiou o evento. Eric Farcette, da Alstom, e Ricardo Benício, do Grupo CCR, também participaram.
Após a cerimônia, todos os trabalhos foram apresentados por seus autores, que puderem interagir com os presentes. E na sequência foi realizada a cerimônia de premiação.
Banca Avaliadora
Os membros da Banca Julgadora do Prêmio Inovação em Rede também participaram da cerimônia e foram homenageados pela ANPTrilhos. São eles:
• Eli Canetti
• Elton Scarpini
• Felipe dos Santos Costa
• Juan Landeira
• Paulo Sigrist Ventosa
• Rezier Possidente.