Prêmio de Tecnologia: entrega dos artigos até 28 de julho

O prazo para envio dos artigos finais para participar da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP e concorrer ao 11º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU é 28 de julho, o próximo domingo.

Conheça os selecionados para o desenvolvimento do artigo final, por categoria, com a divulgação do nome do trabalho e do autor principal indicado na inscrição:

CATEGORIA 01

Concorrem ao Prêmio

• Alternativas de expansão do sistema de trens urbanos de Porto Alegre – Tiago Zulian
• Análise de dados em auditoria para prevenção de fraudes do Sistema de Bilhetagem Eletrônica – Erika Aparecida Siqueira Nanci
• Aplicação da Análise de Componentes Principais ao Modelo de Divisão Modal – José de França Bueno
• Dados Abertos Aplicados ao Estudo de Trens Turísticos: Boituva-Laranjal Paulista (Malha Oeste) – Ewerton Henrique de Moraes
• Expansão da linha 3 vermelha do metrô até as estações Água Branca e Lapa – Amauri Oliveira da Rocha
• Gestão PowerDI – Diego Matos Albuquerque Dantas
• Impactos da expansão da Linha 5 no tecido urbano e nas condições de vida da população pobre – Marise Rauen Vianna
• Implantação de trocador móvel e assento redutor na estação Calmon Viana, Linha 12 – Safira-CPTM – Flávia Torres de Farias
• Implementação do programa CPTM serviços – Rafael Proença Pandolfi
• Migração ao Ambiente de Contratação de Energia Elétrica do Metrô Bahia – Carlos Alberto Santos Antônio Junior Alberto
• Novos Trens Turísticos em São Paulo: Análise Multicritérios de Três Projetos em andamento – Ewerton Henrique de Moraes
• Origem e Destino dos Passageiros no Metrô de São Paulo-Resultados da Pesquisa de 2023 – Marcelo Augusto Marques dos Santos
• Planejamento para atendimento aos shows no Estádio Nilton Santos em 2023 – Gabriel Nogueira
• Progresso Urbano Sustentável: Obras Metroviárias e Relações de sucesso com a comunidade do entorno – Daniel Agra
• Projeto conceitual-Metrô L3 (Est. Carioca 2 (RJ)-Est. Barreto (Niterói)-Estudo geológico geotécnico – Newton dos Santos Carvalho
• Projeto de recapacitação da linha 09 Esmeralda – Amauri Oliveira da Rocha
• Recapacitação da linha 07 Rubi para operação com trens de 12 Carros – Amauri Oliveira da Rocha
• Remanejamento de adutora para construção de túnel em área de grande adensamento urbano – Jean Roberto dos Santos Margarido
• Revitalização urbana e geração de receitas com bens imóveis – Marcos Pereira Lisboa
• SIEC: precificação para manutenção, investimento, construção e concessão de linhas metroferroviárias – Dalmo Silveira

CATEGORIA 02

Concorrem ao Prêmio

• Aplicativo de Acessibilidade em LIBRAS para clientes PCDS auditivos na CCR Metrô Bahia – Renan Rodrigues
• Capacitação Profissional em Primeiras Respostas de Emergências no Sistema Metroferroviário – Jackson Souza dos Anjos
• Economia de combustível e aumento de eficiência energética em vagões graneleiros no Brasil – Rodrigo Muniz de Farias Cordeiro
• Estudo de viabilidade da participação coletiva em processos de aquisição entre operad. de transporte – Cláudio Ambos Garcia
• Foco no cliente e o modelo híbrido de gestão – Diogo Vicente de Oliveira Amatuzzi
• Gerenciando riscos nas estações de trem: um estudo sobre acidentes em escadas rolantes – Gisele Oliveira dos santos
• Gestão de risco e inteligência de segurança pública no departamento de segurança da Companhia do MET – Monica Miki Ohta
• Gestão de Riscos como suporte às tomadas de decisão – Maria Luisa do Vale ozKalustyan
• Grupamento de operações tática: Ações preventivas do departamento de segurança do Metrô de São Paulo – Cesar Alexandre Gonçalves de Lima
• Iluminação eficiente – Reduzindo o consumo de energia nas estações metroferroviária – Vanderley Evangelista de Souza
• Implantação do sistema fotovoltaico nas unidades consumidoras de baixa tensão-CCR EngeMob – Carlos Alberto Santos Antônio Junior Alberto
• Linha da Moda – Natália Cristine Sales do Prado
• Manual de infraestrutura verde para a faixa ferroviária – Luiza Orsini Cavalcanti
• Modelo para implementação de um Planejamento estratégico para operação de pátios ferroviários – Renato de Oliveira
• Mudando com a cidade: recorte das pesquisas em 50 anos de Operação do Metrô de São Paulo – Maria Lucia Bezerra Pedroza
• O geoprocessamento como ferramenta de gestão ambiental da Companhia de Trens Metropolitanos – CPTM – Danilo Gonçalves de Araujo Amorim
• O Olhar da Diversidade no Relacionamento com o Passageiro – Marcos Leodoro Borges
• Pesquisa do comportamento do passageiro: Uma métrica para transformação de cidadãos – Olinda Morinishi
• Reduzindo Custos sem Comprometer a Qualidade – Robson Rocha
• SGL – Sistema de Gerenciamento de Limpeza das estações São Miguel Paulista e Jardim Helena Vila Mara – José Carlos Alcantara Rocha
• Tornar a informação rápida e em tempo real aos usuários – Geraldo Donizete de Lima
• Transformação Social na Zona Noroeste de São Paulo através da Formação Profissional – Adriana Rodrigues
• Treinamento de atendimento a pessoas autistas pelos empregados da segurança do Metrô de São Paulo – Gilson Siqueira do Nascimento
• Treinamento de Atendimento ao Cliente – Novo Olhar, Novas Atitudes – Leandro Ulhoa Napoli
• Utilização Sustentável de Carros Metroferroviários para Adaptação como Moradia Popular – Flávio Brito dos Santos

Não concorrem ao Prêmio

• Os desafios da formação profissional frente aos atuais valores da sociedade contemporânea – Marcelo Lucio Ferreira
• Qualidade no Ambiente de Trabalho – IQAT – Luis Otavio Carvalho Toledo

CATEGORIA 03

Concorrem ao Prêmio

• Acompanhamento da Instrumentação através de Bacias Longitudinais e Transversais a partir do Power BI – Clemerson Pereira da Silva
• Aplicação de IoT no monitoramento de alimentação do sistema de sinalização de campo – Fabio Sardinha dos Santos
• Aplicação de rede geodésica para o projetos segregações- MRS Logística – Ana Luisa Martins Torres
• Aplicação de Tecnologia de Vibrações para Análise e Manutenção em Rodas Ferroviárias – Danielly Souza Santos Meneguim
• Aplicativo NATM para a Fiscalização de Escavação de Túneis – Marcio Demian Guerra
• App de maquinistas e supervisores de tração – Fernando Sardinha dos Santos
• Atendimento inclusivo para população surda em Libras – Joanito Jeronimo Ferreira
• ChatOPS – IA apoiando a tomada de decisão no Departamento de Segurança do Metrô de São Paulo- Monica Miki Ohta
• Cockpit de ativos rodantes orientado a dados de condição para estratégia e otimização da manutenção – Leandro Rocha Lopes
• Coleta de dados vibracionais para manutenção preditiva automatizada na ventilação do Metrô-SP – Alessandro Lins Alves
• Conceito de tipificação aplicado a estações de passageiros: Projeto Segregações MRS Logística – Cristiane Harumi Suzuki
• Concepções de projetos estruturais em grandes reformas de estações metroviárias – Fernando José Fedato
• Cuidados a serem observados na reenergização de um transformador de alta tensão a óleo – Lincoln Nagaki
• Dashboard de atuação de maquinistas em apoio a operação – Marco Antonio da Silva Neto
• Desafios no Projeto e Implantação do Centro de Controle da Manutenção da Manutenção do Metrô SP – Carlos Alfredo Santos
• Design and built pátio de manutenção de trens. Caso de êxito pátio de manobras, coordenação fase – Carlos Angel Pena Chueca
• Detecção de falhas em molas de truques ferroviário utilizando processamentos de imagens – Giovanni Augusto Ferreira Dias
• Efeitos da vibração produzidos por material rodante nos elementos de fixação crítica da Via – Raphael Eustaquio Macedo Nunes
• Energia – Implementação sistema bloqueio disjuntores tração – César Alexandre Alves da Silva
• Estabelecimento de quilometragem métrica decimal em estruturas de rede aérea ferroviária Jorge Renato Guandalini Batista
• Estaçãox: Prospectiva Estratégica na construção da Estratégia de Futuros do Metrô de São Paulo – Jacqueline Costa
• Estratégia para o seccionamento, gradual e assistido, das vendas nas bilheterias – Frederico Cortez Pimentel
• Estudo de caso de uma estação ferroviária em BIM – Cleivan Augusto Bianchin
• Estudo e implantação de medidas de correção do excedente reativo capacito na Linha 13-Jade da CPTM – Claudimar Santos Chaves
• Expansão da área de cobertura do sistema de radiocomunicação utilizado na CBTU/NAT – Felipe Ferreira de Araújo
• Força de Movimento das PSD`s: Correlação com a Corrente e Aplicações em Monitoramento Contínuo – Alexandre Mascarenhas
• Gestão estratégica da precisão dos parâmetros de perfil de rodas via dados de wayside – Leandro Rocha Lopes
• Identificação de plataforma para abertura de portas de trens de passageiros – Rafael Pischke Garske
• Identificação e classificação de componentes e Ações em Sistemas Ferroviários Baseado em D.learning – Adriano Meira
• Impacto da Implementação do SIMM.PRO na Eficiência Operacional do Setor Metroferroviário – Marcel Minotelli
• Implantação de ferramenta preditiva por IA para aumento de segurança e desempenho operacional – Gabriel Nogueira
• Implantação de novo AMV especial em “X” no terminal da Linha 12-Safira na estação Brás -X DO BRÁS” – Francis Regis Da Silva
• Implementação de Botão de Pânico IoT no Metrô de São Paulo: Uma Inovação em Segurança – Maxwel Mota
• Inovações tecnológicas: Elevando a segurança e eficiência no transporte metroferroviário – Joelson Messias de Moura
• Inovações, conceitos e desafios na implantação de estações metroviárias – O caso da Linha 6 de São Paulo – Ivo José Ferreira Teixeira
• Jic com função de segmentação e apoio – Daniel Coppede
• Ligação ferroviária Malha Oeste Sudeste Corredor Metropolitano Leste Oeste – Amauri Oliveira da Rocha
• Manutenção preditiva da Rede Aérea através do monitoramento da catenária com utilização de sensores – Fabio Farias Correa
• Mapa de Suscetibilidade a Deslizamento de Massa – Mariana Campos Costa
• Mapeamento dos Pontos Críticos e Vulneráveis da Linha 12 Safira – CPTM – Paulo Américo Bassolle dos Santos
• Maximizando a Eficiência Ferroviária: A Relevância do Automação do Monitoramento Geotécnico – Guilherme Esteves
• Metodologia para avaliação de custos, eficiência e emissões-Caso do TIC São Paulo – Campinas – Andre Heleno Batista
• Mitigação de sinistros com clientes no Metrô do Estado do Rio de Janeiro através da análise de dados – Pedro Fiuza Cardoso
• Modernização baixa tensão 460VCA Santa Cecília (L3) Metrô-SP – Projeto piloto e lições aprendidas – Alecio Hirano
• Modernização da comunicação para resolver a obsolescência e melhorar a disponibilidade do SSC – L9 – Gabriel Bornelli Figueiredo
• Mudança de parâmetros para reutilização de rodas ferroviárias da Estrada de Ferro Carajás (EFC) – Milena Brenda Barros Gomes
• Novos 285 km de Metrô na superfície da RMSP e túnel do Aeroporto Congonhas à Est. São Judas L1 Azul – Pedro Bezerra de Araujo Filho
• Portas de Plataforma-Tecnololia, Projeto, interface operacional, desafios e técnicas de implantação – Jose Rubens Alves Junior
• Redução de custos por meio de adoção critérios para aumento de vida útil de rodas dos vagões da EFC – Leandro Rocha Lopes
• Simulador 3D para reboque de trens da frota 2000 do Metrô-DF – Kley Cruz Fernandes
• Sistema de automatismo dos registros e ocorrências dos ativos da manutenção – Caique Fernando Candido Augusto
• Solução para coleta de dados remota para sistemas de material rodante – André Luiz Simonagio Grana
• Soluções de Conectividade Wireless MPLS na Operação Ferroviária – Benefícios e oportunidades – Guilherme Esteves
• Supervisório de sistemas de energia de estação ferroviária Tais da Costa
• Tele-operação de Equipamentos de Via: Implantação em Equipamentos Existentes e Benefícios – Guilherme Esteves
• Transbordo de passageiros com utilização de prancha – Anderson Ribeiro da Conceição
• Transporte ferroviário de passageiros entre Divinópolis e Belo Horizonte integrado ao Metrô-BH – Ygor Gabriel Martins Silva
• Uso coletivo de sensores inerciais de baixo custo para monitoramento do conforto e da via permanente – Rafael Henrique de Oliveira
• Uso de microssimulação de passageiros no projeto das estações da Linha 6 – Andre Scorza
• Veículo Metroferroviário de Combate a Incêndios – Ferro Bomba -Ricardo Jalil Menezes Fernadez
• Via Ar Connect – Diego Matos Albuquerque Dantas
• Visão Computacional aplicada a Inspeção em AMV com Drone – Marcelo Augusto Landim do Rosario

Não concorrem ao Prêmio

• Desafios e Soluções para as Passagens em Nível no Sistema Ferroviário da RMR – Diogo Emanoel Rios de Morais
• Implantação de indicadores estratégicos de monitoramento para acompanhamento de saúde de locomotivas – Leandro Rocha Lopes
• Inspeção de Vias do Monotrilho com o Uso de Drones – Rodolfo Szmidke
• Monitoramento dos Sistemas Ferroviários Utilizando os Recursos Embarcados do Trem – Rodrigo Lavorato Lima

Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários

O Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários é promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a AEAMESP, e reconhece os melhores trabalhos técnicos do setor metroferroviários brasileiro.

As inscrições de trabalhos técnicos têm coordenação da AEAMESP, que recebe os artigos para concorrer ao Prêmio de Tecnologia e serem apresentados na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Os vencedores de cada categoria do 11º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU receberão premiação no valor de R$ 7 mil, troféu e certificado. Os cinco artigos finalistas por categoria receberão troféu e certificado de participação. A premiação será realizada na abertura da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, no dia 22 de outubro de 2024, em São Paulo (SP).

CRONOGRAMA COM AS PRINCIPAIS DATAS:

• Envio do artigo técnico final – até 28/07/2024
• Divulgação dos 15 artigos finalistas – até 20/09/2024
• Entrega das apresentações em PowerPoint para a AEAMESP – até 27/09/2024
• Abertura da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP e cerimônia do 11º Prêmio ANPTrilhos-CBTU – 22 de outubro de 2024

SERVIÇO

30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP
22 a 25 de outubro de 2024
São Paulo – SP
Informações: www.aeamesp.org.br e eventos@aeamesp.org.br

11º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU
22 de outubro de 2024
Informações: www.anptrilhos.org.br/premio-de-tecnologia e contato@anptrilhos.org.br

Sobre a ANPTrilhos

Fundada em 28 de agosto de 2010, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que reúne os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o Brasil.

Com uma visão integrada entre operadores, indústrias e entidades do setor, a ANPTrilhos busca trabalhar soluções que contribuam para a melhoria da mobilidade urbana, considerando a realidade e às necessidades das diversas cidades brasileiras.

Sobre a CBTU

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU é uma empresa pública de serviços de transporte ferroviário de passageiros, com sede na cidade de Brasília e vinculada ao Ministério das Cidades.

Atua na gestão e promoção do transporte metroferroviário urbano nas regiões metropolitanas de João Pessoa, Maceió, Natal e Recife, bem como realiza consultoria de desenvolvimento de projetos metroferroviários em todo o Brasil.

Sobre a AEAMESP

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.