Pregão eletrônico permitirá a troca de painéis informativos nas estações do Metrô-DF

Até 318 equipamentos poderão ser adquiridos na licitação marcada para esta sexta (22); além disso, os trens vão ganhar alças de mão flexíveis

22/11/2024 – Metrô-DF

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) vai instalar novos painéis nas estações. Os equipamentos permitem acompanhar a movimentação dos trens em tempo real, mostrando quantos minutos faltam para a chegada do veículo à estação.

Ao todo, o Metrô-DF poderá comprar até 318 equipamentos – entre monitores, painéis e videowall (composto por vários monitores que trabalham juntos para criar uma imagem contínua de grandes proporções) – para substituir os que estão obsoletos nas estações e no Centro de Controle Operacional, de acordo com a disponibilidade orçamentária. Já existe um recurso disponível para iniciar a compra dos monitores de estações, proveniente de emenda parlamentar do deputado distrital Max Maciel.

O prazo para a apresentação de propostas da licitação para contratação da empresa especializada em fornecimento de soluções de infraestrutura de sinalização digital termina nesta sexta-feira (22). A sessão do pregão eletrônico será hoje mesmo, por meio do site Comprasnet.

Após a conclusão de todas as etapas do processo licitatório, será possível prever as datas de instalação.

O sistema a ser adquirido também poderá exibir outras informações, além de itinerários e horários, como campanhas e outras informações de cunho social e educativo do Metrô e do GDF. Atualmente, também é possível visualizar os trajetos e horários pelo aplicativo Metrô-DF.

O aviso de abertura da licitação foi publicado em 8 de novembro, na modalidade ata de registro de preços. O valor estimado da contratação é sigiloso, de acordo com os artigos 34 da Lei nº 13.303/2016 e 42 do Regulamento Interno de Licitações e Contratos do Metrô-DF.

Os painéis foram instalados pela primeira vez nas estações do Metrô-DF em 2017 e muitos deles já não têm possibilidade de conserto, por isso a necessidade de substituição. Após a conclusão de todas as etapas do processo licitatório, será possível prever as datas de instalação.

Alça nos trens

A Companhia também vai instalar alças de mão flexíveis em todos os trens. Ao todo, serão adquiridas 8.500 unidades. O processo de licitação foi concluído e o contrato para o fornecimento do material já está assinado. A previsão de instalação é no início de dezembro.

As alças de mão são feitas de tira PVC flexível e náilon. O investimento é de R$ 595 mil, recursos provenientes de emenda parlamentar de autoria do deputado distrital Jorge Vianna.