11/10/2024 – Cidade Verde
A Prefeitura de Teresina assinou um acordo de cooperação com o Governo do Piauí para a conclusão das obras de requalificação do metrô de Teresina. O termo foi celebrado pelo prefeito da capital em solenidade na manhã de hoje, tanto Dr. Pessoa quanto o governador Rafael Fonteles assinam o documento. Como a obra ocorre na capital, o acordo de cooperação era necessário para que algumas intervenções fossem realizadas.
Na intervenção estão sendo aplicados R$ 193 milhões com os trabalhos de concretagem da estrutura da Estação Itararé, montagem de Estação provisória no Renascença, construção de sarjetas entre as Estações Itararé e Dirceu II, terraplanagem entre as Estações Frei Serafim e Matinha e a finalização de lastro e aparelho de mudança de via para desvio na Estação Boa Esperança. Com as melhorias, o número de passageiros atendidos diariamente pelo sistema metroviário na capital saltará de 4 mil para 12 mil. Além disso, o tempo de viagem em todo o percurso será reduzido de 1 hora para 25 minutos.
Dr. Pessoa destacou que o acordo sinaliza uma retomada de relação entre Teresina e o governo.
“Então, eu já disse lá que tem as ovelhas negra, que fizeram esse distanciamento que não deveria ter acontecido entre o prefeito Teresina e o governador ou por causa das ovelhas negras. Então, com o governo federal não veio obra para nós, mas não foi um distanciamento político. O governador veio à procura de maneira saudável que eu assinasse algo que viesse beneficiar ao povo de Teresina, ao povo do Piauí. A primeira caneta que é no PAC, novo PAC, eu assinei e me propus fazer essa integração da acessibilidade aqui através de metrô com o governo do Estado”, afirmou.
O projeto contempla a duplicação da linha em todo o trecho de 13,5 km existente, que liga o bairro Itararé, na zona sudeste, ao Centro da capital, o que deve permitir a circulação de dois trens simultaneamente, um em cada sentido. Também, serão realizadas as reformas das Estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé.
A obra contempla, ainda, o rebaixamento para a passagem inferior na avenida Higino Cunha, a reforma da oficina de manutenção e a construção do Centro de Controle de Operações (CCO), fundamental para o monitoramento de cada trem em tempo real.
Na segunda etapa do projeto, orçada em R$ 390 milhões, está prevista a substituição da linha atual por uma mais moderna e segura, a duplicação da ponte ferroviária sobre o rio Poti, a compra de cinco novos Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs), a reforma das Estações Matinha, Ilhotas, Parque Ideal e Dirceu II e a construção de novos terminais nos bairros Mafuá, Piçarra e São João. A execução dessa fase complementar ficará por conta da Companhia Ferroviária e Logística do Piauí (CFLP).