Primeira etapa das obras está prevista para ser concluída em agosto de 2020
A Prefeitura de Sorocaba lançou o edital para o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) da cidade. O prazo para participação das empresas interessadas é até 10 de setembro.
A abertura da seleção ocorreu em 7 de agosto, com o objetivo de atrair empresas interessadas em elaborar um estudo de modelo para implantar, operar e fazer a manutenção do VLT no município.
Além de estruturar os projetos, os estudos também têm como objetivo contribuir para a avaliação do tipo de contrato de concessão, seja na modalidade comum ou PPP (Parceria Público-Privada).
Conforme informado pelo portal O Cruzeiro, a Prefeitura não divulgou valores, mas informou que “somente após a realização do estudo de viabilidade operacional e financeiro do VLT que se poderá ter dados sobre os investimentos necessários para sua implantação”.
O prefeito de Sorocaba, José Crespo, anunciou em 15 de março de 2018 que publicaria até o fim do mês de março o edital de chamamento público para o Procedimento de Manifestação de Interesse do VLT.
Agora, a Prefeitura de Sorocaba informou que a primeira etapa do VLT já tem prazo para sair e está prevista para agosto de 2020, operando em 13 quilômetros de extensão entre George Oeterer e o centro de Sorocaba.
A ideia da Prefeitura é utilizar a malha ferroviária já existente na cidade, tradicional berço ferroviário.
A promessa feita Crespo durante a campanha, segundo O Cruzeiro, foi implantar o VLT de Brigadeiro Tobias a George Oeterer.
19/08/2018 – Diário do Transporte