Em reunião ocorrida em Juiz de Fora, nesta sexta feira dia 09/10/2015, os prefeitos do trecho ferroviário entre Cataguases, Recreio, Leopoldina, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas Gerais e de Sapucaia e Três Rios no Rio de Janeiro e Governo de Minas Gerais, se uniram para apoiar efetivamente o projeto do trem de turismo Trem da Terra.
O projeto “Expresso Trem da Terra” está em sintonia com o esforço do Governo Federal em revitalizar o sistema de transporte ferroviário no País (cargas e passageiros), através do Plano Nacional de Revitalização das Ferrovias e do Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros, parceria do Ministério do Transporte – MT, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – DNIT e a Inventariança da Rede Ferroviária Federal – RFFSA.
Segundo Paulo Henrique do Nascimento, Presidente da ONG Amigos do Trem, afirmou que este foi um passo muito importante para o avanço do projeto, porque todos os prefeitos e seu representantes presentes, destacaram por unanimidade a importância do trem de turismo Trem da Terra para o desenvolvimento econômico, social e turísticos para as cidades por onde o trem vai passar.
Estiveram presentes o Dr. Cláudio Bellini da Inventariança da RFSSA, Sr. Fernando Lucio Ferreira Donzeles prefeito de Além Paraíba, Sra. Eliana Quintão Cardoso prefeita de Volta Grande o Sr. Alex da Silva Carvalho Prefeitura de Cataguases, Diogo Fernandes de Souza da Prefeitura de Sapucaia, Sr. Paulo Cesar R. Cabral da Prefeitura de Três Rios, Rogério Lobo Prefeitura de Além Paraíba e o Sr. Paulo Henrique do Nascimento Presidente da ONG Amigos do Trem e outros representes das prefeituras do trecho.
O projeto Trem da Terra é uma iniciativa da ONG Amigos do Trem, com o Ministérios dos Transportes, Governo de Minas, DNIT, Inventariança da RFFSA, apoio das prefeituras Cataguases, Recreio, Leopoldina, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas Gerais e de Sapucaia e Três Rios, da VLI, ABPF – Porto Novo, Museu de História e Ciências Naturais de Além Paraíba, Sociedade Além Paraíba de Educação, Além Paraíba Empregos e todos do Movimento Além nos Trilhos.