A Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA) prorrogou até 30 de junho de 2021 o recebimento das propostas do estudo de eficiência energética para o setor de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil. No aviso da prorrogação, a agência norte-americana divulgou respostas de questionamentos apresentados pelos interessados no projeto.

Os estudos fazem parte do Acordo de Cooperação entre a USTDA e a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), que tem como objetivo colaborar com o aprimoramento da gestão das redes metroferroviárias em todo o Brasil.

A remuneração pelo estudo de eficiência energética será de US$ 849.570, em torno de R$ 4,85 milhões. A previsão é que os estudos sejam realizados no prazo de um ano e envolvam os maiores especialistas dos operadores brasileiros, que participarão em conjunto com a ANPTrilhos do monitoramento da execução de todas as atividades que serão realizadas e aprovação dos produtos a serem entregues pelas empresas contratadas.

“O transporte público de passageiros está passando por uma grave crise em todo o mundo. Nossa cooperação com a USTDA melhorará a eficiência e reduzirá os custos relacionados a gestão de ativos e energia, preparando os sistemas ferroviários de passageiros do Brasil para uma recuperação mais rápida após a pandemia da Covid-19”, explica o Presidente do Conselho da ANPTrilhos, Joubert Flores.

Além do estudo de eficiência energética, a USTDA está recebendo propostas para um estudo de gestão de ativos, com prazo para recebimento de propostas até 02 de julho de 2021.

Clique aqui para acessar os documentos do chamamento público internacional de cada estudo:

Eficiência energética

Gestão de ativos