Uma ação capitaneada pelo Ministério da Infraestrutura, e que teve o apoio de entidades do setor ferroviário, pode contribuir para que o país volte a ter uma política nacional de fomento voltada ao transporte regional de passageiros sobre trilhos.

Uma ação capitaneada pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra), e que teve o apoio de entidades do setor ferroviário, pode contribuir para que o país volte a ter uma política nacional de fomento voltada ao transporte regional de passageiros sobre trilhos. Depois de um diagnóstico elaborado com o apoio técnico da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), compilado em um relatório e apresentado em 2020, o ministério divulgou, no fim de 2021, o embrião do projeto de lei que tem como objetivo a instituição da Política Nacional do Transporte Ferroviário de Passageiros (PNTFP).

Como se trata de uma política abrangente, que trata do transporte de passageiros entre regiões, o processo foi conduzido pela secretaria nacional de Transportes Terrestres (SNTT) do MInfra e pelo seu Departamento de Planejamento e Projetos Especiais (DPLAN). Os técnicos entendem que a malha ferroviária tem muitos trechos subutilizados e abandonados, embora a demanda por alternativas de deslocamento entre estados e regiões seja alta no país. Entre os argumentos, o fato de o transporte ferroviário de passageiros estar muito aquém de seu potencial.

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08/06/2022 – Revista Ferroviária Edição Março/Abril – 2022

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