Orçada em R$ 100 milhões, obra vai ampliar acesso dos passageiros do metrô para a CPTM na estação Santo Amaro, da linha 5-lilás, e deve ser inaugurada em janeiro de 2022
A estação Santo Amaro, da linha 5-lilás do metrô que conecta com a parada do mesmo nome da linha 9-esmeralda (Osasco-Grajaú) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), terá um restaurante com vista panorâmica na plataforma de 200 metros que está sendo construída sobre o rio Pinheiros (zona sul da cidade de São Paulo).
O restaurante, que ainda não teve detalhes informados, como capacidade, ficará ao final da nova construção, no sentido CPTM.
Além disso, toda a obra contará com uma iluminação diferenciada. “A ideia é acompanhar os eventos mensais da cidade de São Paulo”, diz Francisco Pierrini, presidente da concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação da linha 5-lilás do metrô.
As obras de ampliação da infraestrutura da estação Santo Amaro, que tem como objetivo ampliar a largura da área de circulação dos passageiros, devem ser inauguradas no aniversário de 468 anos da cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro de 2022, dois anos após seu início. “Avaliamos semanalmente a evolução da obra e estamos dentro do prazo”, diz Pierrini.
A obra adicionará mais 4 mil m² de área construída. Parte desse montante será ocupado pelas novas plataformas, que, de um lado, terá 200 metros de extensão, e, de outro, 175. Elas são sustentadas por gigantes treliças metálicas em formato de “V” para que sejam sustentadas sobre o rio Pinheiros, num vão-livre de 110 metros de uma margem a outra do rio. Além disso, estão sendo instaladas novas escadas rolantes e elevadores.
As estruturas metálicas da nova passarela sul, montada sobre o rio Pinheiros, estão a poucos metros de se encontrarem. “Apesar do atual alto preço do aço, ela é uma estrutura que foi toda adquirida previamente e já está 99% pronta, faltam pequenos elementos para serem montados”, destaca Uilian Valero Araki, gerente de engenharia.
Ao final, a estação contará ainda com um novo conjunto de bilheterias e com a substituição dos bloqueios de integração por câmeras de contagem, compatíveis com os já existentes.
“A nossa ideia era criar um projeto harmonioso e que de alguma forma pudesse casar esse lado um pouco mais conservador da linha Santo Amaro com a ponte estaiada da linha 5-lilás”, afirma o presidente da ViaMobilidade, que conta com 75 colaboradores atualmente na obra.
Gargalo
A ampliação tem como objetivo eliminar o gargalo existente na estação. Nos horários de pico, há um grande fluxo de passageiros nas plataformas para acessar as composições.
“Tivemos um pico pré-pandemia, em abril de 2019, de 110 mil passageiros durante um dia apenas. Com essa ampliação, a gente tende a praticamente dobrar essa capacidade, melhorando segurança, conforto e espaço”, ressalta Pierrini.
As obras de melhoria do espaço tiveram início em 25 de janeiro de 2020, como parte do contrato de concessão da linha 5-lilás junto ao governo de São Paulo, gestão João Doria (PSDB).
09/08/2021 – Agora São Paulo