Dia 1º de julho de 2016: é a data prevista para a inauguração da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, segundo projeções do governador Luiz Fernando Pezão e o secretário estadual de Transportes Carlos Roberto Osório, informados nesta terça-feira, 15 de dezembro, em visita a trechos das obras.
No entanto, os prazos se referem apenas ao denominado “trecho olímpico”. O trecho total, incluindo a estação Gávea e a ligação com a Linha 1, está previsto para o início de 2017.
“Essa obra, para ser concluída, precisa de recursos. Nós temos contrato com o BNDES de R$ 445 milhões e precisamos de recurso para o ano que vem. O governador Pezão já esteve com o ministro da Fazenda e com a presidente e nós temos muita confiança na liberação dos recursos. Não deverá haver nenhum impedimento para que a obra seja concluída, basta uma liberação formal da Secretaria do Tesouro Nacional”, disse o secretário.
“Eu conto muito com a aprovação do BNDES é uma questão burocrática e eu estou com muita esperança de que vai ser liberado”, afirma Pezão
Atualmente a Linha 4 esta com 83% das obras concluídas e faltam 700 metros de escavação. Serão ao todo seis estações, sendo: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico.