Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Obras serão realizadas nos cruzamentos da Avenida Campos Sales com as ruas Campos Melo e Constituição

O Colegiado do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico) aprovou em sessão extraordinária em 1º de agosto deste ano parecer do Conselheiro Relator favorável a intervenção sobre o Canal 1, em Santos (SP), com a construção de duas pontes para a passagem do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), fase dois do projeto.

A aprovação consta do Diário Oficial do Estado dessa terça-feira, 16 de agosto de 2022.
As pontes serão construídas nos cruzamentos da Avenida Campos Sales com a Rua Campos Melo e da Avenida Campos Sales com a Rua da Constituição s/nº, no município de Santos.

Em nota encaminhada ao Diário do transporte, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), responsável pelas obras e projetos do empreendimento, informou as duas pontes já constam do projeto da segunda fase do VLT.

Segundo a nota, elas servirão exclusivamente para a passagem do modo de transporte.
A publicação do Condephaat, segundo a EMTU, se trata de formalizações com os avanços das etapas das obras.

“O investimento será do Estado e as intervenções referentes a esta obra constam do contrato atual, por isso não há necessidade de processo licitatório”, conclui a EMTU.

FASE DOIS DO VLT

A EMTU comunicou no início de agosto deste ano que a segunda fase do VLT da Baixada Santistas vai ocupar a área central de Santos. Serão vários canteiros de obras instalados até o final do ano.

De acordo com a Empresa, serão várias frentes de trabalho com diversas intervenções, como obras de drenagem, remanejamento e implantação de nova de rede água e esgoto, demolição, adequação de tubulação de gás e calçamento.

No total, são 18 frentes de trabalho simultâneas ora em atividade.

A prefeitura de Santos autorizou que as obras possam ocorrer em horários avançados, indo até as 22h em dois turnos nos dias úteis.

A CET de Santos comunica os moradores, comércios e a população que circula pela região sobre as interferências e alternativas de rota.

Além de panfletos, as comunicações são publicadas no Diário Oficial do município e no site oficial das obras do VLT.

Confira a lista de intervenções na região central de Santos programada para este semestre, algumas delas já iniciadas:
– 26/07 a 26/08, interdição parcial na Praça dos Andradas entre a rua Amador Bueno e Av. Visconde de São Leopoldo. Utilizar a Av. conselheiro Nébias como alternativa.

– 28/07 a 24/08, interdição da rua Dona Luisa Macuco no cruzamento com a rua da Constituição. Utilizar a Av. Conselheiro Nébias como alternativa.

– 01/08 a 14/10, interdição na rua Amador Bueno entre a Praça dos Andradas e rua Frei Gaspar. Utilizar a Av. São Francisco como alternativa.

– 05/08 a 10/09, interdição parcial na rua Doutor Cochrane entre as ruas Vereador Freitas Guimarães e Rua Sete de Setembro. Utilizar a Av. Conselheiro Nébias como alternativa.

– 08/08 a 07/10, interdição parcial na rua João Pessoa, entre as ruas Itororó e Frei Gaspar. Utilizar a Avenida São Francisco como rota alternativa.

– 08/08 a 01/11, interdição na rua Amador Bueno entre as ruas Frei Gaspar e Dom Pedro II. Utilizar a Avenida São Francisco como rota alternativa.

– 15/08 a 15/10, interdição na rua Riachuelo entre as ruas Amador Bueno e João Pessoa. Utilizar a Avenida São Francisco como rota alternativa.

– 15/08 a 07/10, interdição na rua Dom Pedro II entre as ruas Amador Bueno e João Pessoa. Utilizar a Avenida São Francisco como rota alternativa.

– 17/08 a 30/10, interdição na rua Amador Bueno entre as ruas Dom Pedro II e Itororó. Utilizar a Avenida São Francisco como rota alternativa.

O segundo trecho do VLT ligará a Linha 1 Barreiros — Porto (a partir da estação Conselheiro Nébias) até a região central de Santos.

Com capacidade para transportar 35 mil pessoas por dia, terá 8 km de extensão e sete trens, com 14 estações nas proximidades de locais de interesse público como Mercado Municipal, Poupatempo e Terminal Valongo.

A operação está prevista para o primeiro semestre de 2023.

18/08/2022 – Diário do Transporte

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email