07/04/2025 – Metrofor
O transporte sobre trilhos na região metropolitana de Fortaleza conta com um diferencial quando o assunto é atendimento aos passageiros. Em casos de urgência ou emergência médica, um serviço privado de ambulância pode ser acionado para o socorro de quem precisar. O atendimento é disponibilizado para passageiros e funcionários do Metrofor, em todas as estações e unidades administrativas de Fortaleza e região metropolitana. Desde 2019, quando o serviço foi implementado, a maioria das ocorrências envolve crises de ansiedade, sintomas de hipoglicemia ou quedas.
O envio de ambulâncias funciona de forma complementar ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). De janeiro a dezembro de 2024, foram 31 ocorrências de saúde nos trens e estações. 23 desses casos foram atendidos pelo serviço contratado pelo Metrofor. Ambulâncias de atendimento básico e avançado estão disponíveis, dependendo da gravidade da situação.
Um dos casos foi do passageiro Francisco Jorge de Sousa Martins, que sofreu um infarto enquanto estava na estação Parangaba. O socorro foi prestado rapidamente pelos seguranças Charles José, Cristiane de Lima, Júlio César e Alexandre Rodrigues. A ambulância privada acionada pela equipe do Metrofor chegou com rapidez, e Francisco foi levado ao hospital, indo direto para a sala de cirurgia. Nesse caso, a agilidade garantiu sua vida. Dias depois, já em recuperação, por meio da Ouvidoria, ele agradeceu ao Metrofor pela agilidade no atendimento.
A gerência de Estações e Segurança Operacional do Metrofor informa que o atendimento só é realizado com o consentimento do passageiro, se estiver acordado e consciente, e que os funcionários não podem acompanhar passageiros em remoções para hospitais.