Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Ordem de serviço para início das obras da 3ª fase do VLT é assinada em São Vicente, SP

Projeto será dividido em duas etapas, sendo a primeira com ampliação e reforma da Ponte A Tribuna, a antiga Ponte dos Barreiros.

12/03/2024 – G1

A ordem de serviço para as obras de ampliação e reforma da Ponte A Tribuna, antiga Ponte dos Barreiros, em São Vicente, no litoral de São Paulo, foi assinada nesta segunda-feira (11). As intervenções darão início à extensão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para a Área Continental da cidade.

O documento foi assinado em cerimônia com representantes da cidade e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) na sede da Secretaria de Serviços Públicos. As obras são fruto de uma parceria entre Prefeitura, EMTU e o Estado de São Paulo. O recurso foi adquirido via repasses do governo estadual.

O projeto é dividido em duas etapas. A primeira consiste nas obras da Ponte A Tribuna, com execução dos trabalhos de responsabilidade do consórcio Paulitec-Agis. Estão previstas ampliação no número de estacas, reestruturação na parte ferroviária – atualmente desativada – e construção de ciclovia e passarela para pedestres.

A segunda etapa inclui o trecho ferroviário pós-ponte, que ligará o VLT à Área Continental com a construção de quatro novas estações: Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e o Terminal Samaritá.

“O papel da prefeitura foi articular com a EMTU a questão técnica; com o governador a questão política, mostrar para ele a importância política e social de uma obra como essa. Hoje conseguimos ver o fruto do nosso trabalho”, disse o prefeito Kayo Amado (Podemos), em nota divulgada pela administração municipal.
Próximos passos

De acordo com o subsecretário municipal de Infraestrutura, Paulo Fiamenghi, a prefeitura apoia a EMTU em trâmites administrativos e burocráticos. “Para a obtenção do licenciamento da obra e posterior licitação das obras da 2ª etapa da Fase 3”.

Uma audiência pública sobre o segundo trecho da fase 3 está prevista para o dia 10 de abril, na Câmara Municipal. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do projeto estão disponíveis para consulta até 9 de abril, no Paço Municipal (Rua Frei Gaspar, 384 – Centro).

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email