Dez Associadas da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) compõem o ranking das 100 empresas mais influentes em mobilidade de 2021, divulgado nesta 4ª feira (26/01) pelo Estadão Mobilidade e o Connected Smart Cities. Dentre elas, estão seis operadores metroferroviários – CCR Metrô Bahia, CPTM, MetrôRio, Metrô de São Paulo, ViaQuatro e VLT Carioca – e quatro indústrias – Aeromovel, Alstom, CAF e Thales.
“O transporte de passageiros sobre trilhos é estruturador da mobilidade nos centros urbanos e tem participação fundamental na matriz de transporte das cidades onde estão instalados. O ranking reforça a importância do transporte metroferroviário para a mobilidade”, explica Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos.
Além das Associadas da ANPTrilhos, o grupo CCR, controlador das operadoras ViaQuatro, ViaMobilidade, VLT Carioca e CCR Metrô Bahia, também faz parte do ranking.
O projeto iniciou com 288 companhias selecionadas, que atuam no setor de mobilidade no Brasil e foram divididas em oito segmentos. A votação para compor as 100 empresas mais influentes foi realizada por 30 profissionais renomados do setor de mobilidade. Os especialistas puderam indicar empresas em três categorias, levando em consideração a inovação; práticas de ESG e as ações positivas realizadas durante a pandemia da Covid-19.
Conheça a lista completa das 100 empresas mais influentes em mobilidade de 2021: