Diariamente, os operadores dos sistemas de transporte urbano de passageiros sobre trilhos (metrô, trem urbano, Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, monotrilho e Aeromovel) realizam a limpeza de estações e trens para transportar milhões de pessoas que utilizam esse meio de transporte em todo o país. Prédios administrativos, oficinas, vias, tuneis e equipamentos também são limpos.
Visando o uso consciente da água, os operadores metroferroviários desenvolvem várias ações para evitar o desperdício e reduzir o consumo desse recurso. Modernização dos equipamentos, reutilização da água e o uso de fontes alternativas, como a captação da chuva, são exemplos dessas ações. Existem ainda atos pontuais com coleta de água gerada pelos aparelhos de ar-condicionado para uso na limpeza e de poços para a irrigação de jardins.
A reutilização da água em atividades como a lavagem externa de trens, peças ferroviárias, tuneis, pátios e oficinas também fazem parte do conjunto de medidas adotadas pelos operadores.
A água é um recurso natural essencial e finito que deve ser utilizada de forma adequada para que não haja desperdício. A redução dos níveis dos reservatórios de água cresceu nos últimos anos e os alertas para a preservação foram ampliados.
Para isso, as empresas desenvolvem campanhas e divulgações internas e externas para orientar sobre a importância de usá-la de maneira adequada para que não falte, tanto no trabalho quanto em casa. Treinamentos e reuniões são realizados com os funcionários, assim como o monitoramento e controle de consumo dos sistemas. Também são feitas manutenções preventivas nas instalações hidráulicas para conter eventuais vazamentos e planejamento de limpeza de reservatórios para que não haja descarte desnecessário de água.
“Somos um setor voltado para as práticas ambientais, sociais e de governança, buscando sempre as melhores e eficientes referências. As iniciativas de aproveitamento e de conscientização sobre o uso adequado da água fazem parte do planejamento das empresas, contribuindo com o meio ambiente e gerando economias de consumo. São ações que todos podem realizar e contribuir com a manutenção do recurso natural”, explica a Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Roberta Marchesi.