Diariamente, os trens e metrôs passam por limpezas e higienizações. Para que não haja desperdício neste processo de limpeza, os sistemas metroferroviários reutilizam mais de 100 milhões de litros de água proveniente de reuso e captação de chuva.
O balanço foi divulgado nesta terça-feira, 22 de março de 2022, quando se comemora o Dia Mundial da Água.
Além dos trens e metrôs, essa água também é usada na lavagem de peças e limpeza dos túneis. Mas antes que reutilização aconteça, a água passa por tratamento.
Durante o processo, os operadores realizam um controle e monitoramento preventivo para evitar vazamentos. Além disso, os reservatórios também são limpos após serem esvaziados.
Água da saída do ar-condicionado pode ser reutilizada em pequenas tarefas, como lavagem dos panos de chão e limpeza básica. Foto: Divulgação/Metrô-DF.
“Essas iniciativas geram economia e contribuem com o meio ambiente. A redução dos níveis dos reservatórios de água se intensificou nos últimos anos e é importante que todos contribuam com o uso consciente desse recurso natural”, comenta a diretora da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos), Roberta Marchesi.
22/03/2022 – Diário do Transporte