Obras da Estação 110 Sul do metrô de Brasília serão retomadas na próxima semana

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, assinou a ordem de serviço para concluir as obras da Estação 110 Sul do metrô. O presidente do Metrô de Brasília, Marcelo Dourado, participou da cerimônia.

O governador Rodrigo Rollemberg assinou, nesta quinta-feira (15), a ordem de serviço para concluir as obras da Estação 110 Sul do metrô de Brasília, iniciadas e paralisadas na década de 1990.

Orçadas em R$ 23 milhões, as intervenções no local compreendem a finalização da estação e a construção de passagem para pedestres (sob os Eixinhos e o Eixão) e de acessos em superfície.

Cerca de 3 mil pessoas serão beneficiadas com a estação. De acordo com o governador, o objetivo é assinar mais duas ordens de serviço neste mês.

“Esta é a primeira das três estações de metrô que serão entregues neste governo. A ideia é agilizar ao máximo, finalizando a licitação para as Estações Estrada Parque [próximo a Águas Claras e Vicente Pires] e Cine Brasília [na 106 Sul]”, disse Rollemberg.

O trabalho na 110 Sul será retomado na próxima semana, de acordo com o diretor-presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), Marcelo Dourado.

“A obra tem todo um cronograma: a parte de acabamento, a de sinalização e a construção de duas passarelas. A previsão é que até dezembro tudo esteja pronto”, previu.

Há, no edital, a exigência da assinatura, pela empresa vencedora, do termo de compromisso de conduta ética e de combate à corrupção, como uma obrigação de se ter um programa de integridade interno.

Rollemberg lembrou que há dois projetos de expansão do metrô — Asa Norte e Ceilândia — que dependem apenas da União para serem tocados. Ele listou outras conquistas do governo na área de mobilidade:

  • Instalação da biometria facial e do sistema GPS nos ônibus
  • Implementação do Bilhete Único e aumento para três horas na integração
  • Autorização do governo federal para ampliar o metrô em Samambaia e para modernizar o sistema

O secretário-adjunto de Mobilidade, Dênis Soares, citou ainda a renovação da frota com 50 ônibus, o uso de combustível sustentável no transporte público (biodiesel) e o aumento do Corujão.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg na assinatura da ordem de serviço para conclusão das obras da Estação 110 Sul do metrô:

Pronunciamento: assinatura da ordem de serviço para conclusão das obras da Estação 110 Sul do metrô

Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Hoje nós estamos dando mais um passo importante para a melhoria da mobilidade urbana no Distrito Federal.

Já foi relatado aqui uma série de avanços ao longo desses três anos: a inauguração de 17 terminais, novos e reformados; a modernização dos ônibus com sistema de biometria facial e agora com GPS também; um aplicativo que permite as pessoas saberem quanto tempo o ônibus vai demorar para passar na parada, e a gente sabe que isso traz tranquilidade e segurança para as pessoas, que ganham e otimizam o seu tempo indo para a parada apenas quando o ônibus for passar; a implantação do Bilhete Único e, posteriormente, a ampliação do prazo de validade do Bilhete Único para três horas, o que para muita gente no Distrito Federal significa barateamento do preço da passagem para quem pega dois ônibus, três ônibus, um ônibus e um metrô, enfim, e que agora faz tudo isso com apenas uma passagem.

Tivemos, recentemente, a boa notícia da autorização do governo federal para fazer a licitação de ampliação do metrô em Samambaia, com 3,7 quilômetros de novas vias; também com duas novas estações em Samambaia, além da autorização para licitar toda a modernização do metrô.

E agora nós damos a ordem de serviço da primeira das três estações de metrô que serão entregues no nosso governo e estamos muito felizes por isso. A gente sabe da importância do metrô, da importância dessa estação para que todas as pessoas que trabalham por aqui, que estudam por aqui possam ter o conforto e a tranquilidade de utilizar uma estação do metrô coberta, com segurança, com conforto e com comodidade.

A nossa expectativa é agilizar ao máximo essa obra para podermos entregar ainda nesse nosso governo. Nós estamos ultimando os preparativos, finalizando a licitação, e a nossa expectativa é a de que muito em breve também possamos dar a ordem de serviço para o início das obras de conclusão da Estação do Cine Brasília e também de mais uma estação na cidade de Águas Claras.

É importante registrar que nós continuamos trabalhando junto ao Ministério das Cidades para que o governo nos autorize também a licitar a ampliação do metrô para Ceilândia e para a Asa Norte. Esses projetos já estão aprovados pela área técnica, apenas aguardando a aprovação do ministério, garantindo a liberação de recursos orçamentários para que possamos fazer a ampliação do metrô para essas áreas.

Importante registrar também que havia muitos anos o metrô não recebia investimentos; investimentos de ampliação, de melhoria como no nosso governo que, apesar de toda a dificuldade financeira enfrentada nesses três anos, trabalhou duro para apresentar e aprovar esses projetos. Conseguimos recursos de contrapartida para poder fazer essas obras tão importantes para o metrô.

Nesse sentido, não poderia deixar de fazer um agradecimento especial aos servidores do Metrô [Companhia do Metropolitano do Distrito Federal] pela dedicação, pela competência, pelo seu corpo técnico, que nos permitiu a apresentação e a aprovação do projeto pelo Ministério das Cidades.

Vamos continuar trabalhando duro para melhorar a mobilidade urbana e para que Brasília possa, cada vez mais, usufruir do metrô como o meio de transporte mais moderno à disposição da população. Um grande abraço e muito obrigado.

15/02/2018 – Agência Brasília