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Desde o surgimento dos primeiros casos da COVID-19, no Brasil, e da consequente Declaração do Estado de Calamidade por parte do Governo Federal, em 20 de março, a CBTU Belo Horizonte tem se mobilizado, incessantemente, para cumprir todas as recomendações de isolamento social proposto pelo Ministério da Saúde, em consonância com a Organização Mundial da Saúde e com as demais autoridades governamentais. Todas as medidas adotadas tiveram como diretriz a proteção a centenas de empregados que prestam serviço à empresa e aos milhares de usuários que utilizam o sistema, diariamente.

A primeira medida empreendida pela CBTU foi reunir o corpo diretivo, incluindo superintendentes de todas as unidades e representantes de áreas estratégicas da empresa em todo o país, a fim de deliberar sobre ações de estímulo ao cumprimento do isolamento social e à redução da circulação em todas as esferas. Uma escala especial de operação foi definida, já em 21 de março, promovendo reduções drásticas na oferta de viagens e no trânsito de pessoas nos trens e estações. A escala implantada atende à proposição feita pela diretoria da CBTU e foi, integralmente, acatada por todos os superintendentes.

Redução do número de passageiros: com a circulação reduzida, que passou a ser de 6h às 9h e de 16h30 às 20h, a demanda habitual do metrô, que antes da pandemia chegava a 159 mil usuários/dia, caiu em média 85%, com as estações passando a receber cerca de 23 mil pessoas diariamente. O número de viagens realizadas também registrou queda superior a 70% da oferta, saindo de 240 para 69 viagens/dia.

Número de Passageiros Transportados pela CBTU-BH – Média/dia

Data/período Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo
De 9 a 15/3 159.724 158.013 157.288 154.584 152.095 79.467 46.942
De 23 a 29/3 23.142 23.737 22.883 22.822 23.227 11.238 7.086
Redução da demanda* 86% 85% 85% 85% 85% 86% 85%

* Redução de demanda calculada em relação à 1ª semana, anterior à declaração de calamidade pública e do isolamento social.

Proteção extensiva: No que se refere à segurança e à proteção extensiva aos empregados, a escala habitual de trabalho foi redimensionada para conter apenas trabalhadores essenciais ao funcionamento do metrô. Dos 570 empregados da Operação, entre eles condutores, controladores de tráfego e assistentes operacionais de estação, apenas 180 estão trabalhando, o equivalente a 1/3 da força habitual de trabalho. Com essa postura, a CBTU-BH esclarece que sempre acolheu com presteza todas as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde e segue promovendo esforços para que a população cumpra as determinações de isolamento social, até segunda ordem das autoridades. Seguindo o protocolo recomendado, a Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte não tem medido esforços para atender às recomendações das autoridades de saúde, incluindo ações como a implantação da modalidade de trabalho home office para as áreas administrativas, o que inclui boa parte dos seus empregados, colaboradores e estagiários, além de medidas específicas para proteger pessoas inseridas no grupo de risco, bem como os menores aprendizes e todos aqueles que declaram ter mantido contato com pessoas infectadas. Também foram suspensos todos os atendimentos presenciais e reuniões da Companhia, priorizando-se o contato por email, telefone ou videochamada. Medidas educativas de ampla divulgação também vêm sendo produzidas, com apoio da Flymídia, a fim de orientar usuários quanto aos cuidados de saúde e à importância de se evitar aglomerações.

A CBTU Belo Horizonte reafirma que, desde o início da pandemia, a diretriz adotada pela empresa sempre foi e continuará a ser a proteção de seus empregados e usuários, sem nunca abrir mão de sua inafastável responsabilidade legal em seguir ofertando o transporte público aos trabalhadores dos chamados serviços essenciais.

01/04/2020 – CBTU Belo Horizonte

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