ANPTrilhos conduz debate sobre futuro do transporte ferroviário de passageiros

No primeiro dia da 23ª edição da NT Expo – Negócios nos Trilhos, a diretora executiva da ANPTrilhos, Ana Patrizia Gonçalves Lira, moderou o painel “Mais rápido, mais eficiente: o que esperar da revitalização do transporte ferroviário de passageiro?”, que reuniu representantes de operadoras, do setor industrial e do poder público para debater caminhos e soluções para a retomada e expansão do transporte ferroviário de passageiros no Brasil.

O painel foi composto por Ana Claudia Nascimento e Sousa, diretora-presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Chrysostomo, COO da Aerom Mobilidade Sustentável. Representando a indústria, esteve presente Petras Amaral, gerente executivo da Unidade de Negócio da Marcopolo Rail. Completaram o painel Leandro Rodrigues e Silva, gerente de Planejamento, Pesquisa e Inovação na Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), e Alberto Epifani, coordenador de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo.

Durante sua participação, a presidente da CTB, Ana Cláudia Nascimento e Sousa, resgatou o histórico das ferrovias e relembrou os fatores que impactaram o desenvolvimento do setor ao longo do tempo. Ela enfatizou ainda que “o sistema de transporte sobre trilhos é parceiro do desenvolvimento. Falar de transporte sobre trilhos é falar de tecnologia, é falar sobre sustentabilidade”.

Já Eduardo Chrysostomo apresentou as vantagens do Aeromóvel, tecnologia brasileira patenteada que vem ganhando espaço em soluções de mobilidade urbana. Ao abordar a necessidade de um planejamento urbano integrado, ele fez um apelo por políticas públicas estruturadas e de longo prazo para o setor.

“O Brasil tem que ver mais a tecnologia e o que ele tem em casa, antes de recorrer ao mercado externo. O país precisa ter uma política de trilhos, uma política de Estado e não de governo. Nós temos que investir mais no que é nosso, acreditar mais no que é nosso. O Aeromóvel é uma tecnologia brasileira, patenteada, que não usa motor”, destacou.

A discussão seguiu com a participação de Leandro Rodrigues, que apresentou uma perspectiva técnica e regional sobre os estudos em andamento e as oportunidades de reestruturação de trechos ferroviários com vocação para o transporte de passageiros. Do ponto de vista da indústria, Petras Amaral compartilhou, entre outras questões, os motivos que levaram a tradicional fabricante de ônibus a apostar no mercado ferroviário, com foco especial no transporte regional.

Alberto Epifani, da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, completou as discussões reforçando a importância da integração entre os diferentes modais e a necessidade de racionalização da rede de transporte urbano. Para ele, um sistema eficaz depende de ações conjuntas e investimentos coordenados.

Planejamento de médio e longo prazo
Na conclusão do debate, a diretora executiva da ANPTrilhos, Ana Patrizia, reiterou a importância de tratar o transporte metroferroviário de passageiros como prioridade nas políticas públicas, defendendo integração tarifária, melhoria da infraestrutura e planejamento sustentável.

“O que a gente pode resumir é que o transporte ferroviário de passageiro, seja o transporte regional, urbano, é inegavelmente mais rápido, mais seguro, mais confiável. O que a gente precisa são de ações de planejamento de médio e longo prazo”.

Patrizia reforçou ainda a importância de ter um “sistema de transporte por meio de uma integração tarifária, uma integração física por meio da racionalização da rede e que a gente tenha o melhor atendimento ao passageiro por meio de tarifas mais módicas. Precisamos ter uma visão do transporte ferroviário de passageiros como prioritário, um transporte que precisa de investimento público, privado, seja da indústria, seja dos operadores”, concluiu.

Com o tema “Trilhando o Futuro da Cadeia de Transporte Ferroviário”, a 23ª edição da NT Expo segue até a próxima quinta-feira, 24, no Distrito Anhembi, em São Paulo, reunindo líderes do setor, especialistas e empresas para debater soluções, promover networking e impulsionar negócios no transporte sobre trilhos.

NT Expo – Negócios nos Trilhos – 23ª Edição
Data: 22 a 24 de abril de 2025
Local: Distrito Anhembi, São Paulo/SP
Horário: das 13h às 21h