Historicamente o Brasil optou por não investir no transporte ferroviário, para concentrar todos seus esforços e recursos nas rodovias. Um grande erro, já que o transporte sobre trilhos é claramente mais vantajoso, pois polui menos, é mais seguro e mais barato. Porém, de uns anos para cá o país passou a aproveitar melhor suas ferrovias e, alguns estados passaram a investir neste setor, como Goiás, que está prestes a inaugurar um novo trem turístico que planeja passar por 14 municípios goianos.
O programa, feito em parceria com o Ministério do Turismo, Governo Estadual, IPHAN e SEBRAE, tem como objetivo revitalizar a Região da Estrada de Ferro, já que os trens de passageiros foram desativados na década de 1980. Até agora, 7 das 14 estações que integrarão o projeto já começaram a ser renovadas, recebendo feiras de artesanato e culinária local.
O circuito passará por Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Senador Canedo, Vianópolis, Orizona, Urutaí, Silvânia, Pires do Rio, Ipameri, Goiandira, Catalão e Anápolis. Algumas cidades já começaram a se preparar para receber os visitantes, como Silvânia – a 84 km da capital, que já restaurou a antiga estação ferroviária, hotéis fazenda e um Centro de Atendimento ao Turista.
De acordo com o Ministério do Turismo, o projeto irá resgatar a história da região, estimular o turismo e promover novos atrativos culturais para o estado. Um programa diferente, cultural e que ajuda a resgatar um traço brasileiro que andava esquecido.