Composição integra um lote de 36 trens adquiridos da fabricante Alstom e faz parte de um pacote inicial de investimentos de R$ 3,8 bilhões da concessionária
O novo trem da série 8900 da ViaMobilidade entrou em operação nesta quinta-feira (08/06). A viagem inaugural foi realizada a partir da Estação João Dias da Linha 9-Esmeralda pelo governador Tarcísio de Freitas; o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini; o CEO do Grupo CCR, Miguel Setas, e o presidente da CCR Mobilidade, Marcio Hannas.
A composição integra um lote de 36 trens adquiridos da fabricante Alstom e faz parte de um pacote inicial de investimentos de R$ 3,8 bilhões previstos para os três primeiros anos de concessão, em um contrato válido por 30 anos. O primeiro novo trem vai operar nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, de acordo com a demanda operacional.
Antes de ingressar na operação comercial, o novo trem passou por uma série de testes que garantem a segurança dos passageiros, como frenagem, tração, desempenho, sistema de informações ao passageiro, entre outros itens.
Ao todo, foram realizados 28 procedimentos, cujos resultados totalizam mais de 2 mil páginas de registro de testes. A concessionária promoveu também treinamentos específicos entre os operadores para a condução do novo trem.
“O início da operação comercial do novo trem marca um momento importante para a operação das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Esse é mais um resultado do nosso plano de investimentos, que também tem em vista a modernização das estações e a revitalização da via permanente, rede aérea e equipamentos fixos”, afirma Marcio Hannas, presidente da CCR Mobilidade.
“Temos o compromisso de modernizar as linhas 8 e 9. O Grupo CCR já demonstrou, em outros modais e ativos, sua capacidade de gestão. Hoje, estamos dando mais um importante passo neste sentido”, afirma o CEO da CCR, Miguel Setas.
Novos trens: tecnologia moderna e itens de conforto
Cada trem possui oito carros (vagões) cada, compondo uma frota de 288 carros. Com design moderno, as composições trazem as cores cinza e verde para fazer alusão às Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Todos os novos trens também possuem tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras, retrovisores, além de detectores e extintores de incêndio. Visando a segurança, todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas.
Além disso, os trens são mais leves, feitos de aço inoxidável com durabilidade de mais de 40 anos, possuem janelas e portas mais amplas. Outra vantagem é que consomem menos energia elétrica.
Para garantir o conforto dos passageiros, as composições são equipadas com ar-condicionado e vêm com salão contínuo, que permite liberdade de movimento dos passageiros entre os carros. Possuem pega-mão para pessoas de diversas estaturas e espaços reservados para pessoas com deficiência, além de assentos com sinalização de uso preferencial.
08/06/2023 – ViaMobilidade