· Projeto piloto liderado pela Mastercard começará na estação de trem mais importante do Rio de Janeiro, a Central do Brasil
· Tecnologia permitirá ao usuário utilizar seu cartão de crédito, débito, pré-pago sem contato e celular para o pagamento. A inovação traz inúmeros ganhos de eficiência para as cidades e sistemas de transporte
A Mastercard e a SuperVia, em parceria com emissores, empresa de bilhetagem e adquirente, iniciaram hoje o projeto piloto inovador no Rio de Janeiro em que passageiros de trem poderão utilizar seus cartões de crédito, débito e pré-pago Mastercard que tenham a função de pagamento sem contato e cartões registrados em carteiras digitais de celulares para pagar a passagem no transporte público: basta aproximá-lo no validador e passar pela catraca de forma simples e segura.
Esta inovação simplificará a vida de milhões de pessoas todos os dias ao eliminar o uso do dinheiro e as filas para a compra do bilhete que resultam em mais segurança e conveniência para a população, eficiência no sistema de transporte e inteligência para a mobilidade urbana.
O piloto, dividido em fases, avaliará a tecnologia embarcada (utilizada nos novos validadores) e nos processos operacionais de pagamento inicialmente nas catracas da SuperVia, na estação Central do Brasil. O planejamento é ampliar piloto para outras seis estações – São Cristóvão, Maracanã, Engenho de Dentro, Madureira, Deodoro e Duque de Caxias -, a partir do próximo mês.
“Com esta parceria reforçamos nosso investimento em modernização do sistema ferroviário, que tem objetivo de proporcionar cada vez mais comodidade e segurança aos passageiros. O novo modelo de pagamento evita a circulação com dinheiro e representará uma economia de até 15 minutos na rotina diária de quem compra passagem direto na bilheteria”, assinala o presidente da SuperVia, José Carlos Prober.
A expectativa da Mastercard é levar a tecnologia de pagamento sem contato para as principais capitais do País no transporte metroferroviário (trem e metrô), nos ônibus urbanos até dezembro de 2017 e beneficiar diretamente os passageiros que utilizam o transporte público diariamente.
Segundo estudos da Mastercard, a arrecadação aproximada deste mercado é de R$ 80 bilhões/ano. Deste total estima-se que o uso de dinheiro no transporte público represente uma fatia de 30%. Esse montante gera custos operacionais e logísticos para o operador, além dos problemas com falta de troco e de segurança.
“A inovação de pagamento no transporte público foi projetada pela Mastercard a partir do grande desafio que o tema mobilidade urbana apresenta em escala global e, no Brasil, não é diferente. O objetivo é contribuir para que as cidades se tornem mais eficientes e sustentáveis e, com isso, permitir uma melhor experiência para os cidadãos para que a vida seja mais inclusiva, segura, simples e conveniente para seus habitantes”, analisa Alexandre Brito, vice-presidente de Desenvolvimento de Aceitação, Varejo e Novos Negócios da Mastercard Brasil e Cone Sul.
Parceiros e tecnologia
Para proporcionar ao setor de transportes e à sociedade esse nova forma de pagar as passagens no transporte – a Mastercard liderou o projeto que integra a tecnologia existente (Mifare) com a EMV (pagamento sem contato) e para que essa inovação aconteça, criou um ecossistema que conecta a empresa de bilhetagem (fornecedora de hardware e software para o transporte – Empresa1) com o adquirente (Stone) e operador de transporte (SuperVia), fornecedor do leitor como a Gertec e carteira digital como Samsung Pay.