Um ano e três meses após a inauguração, o Metrô de Salvador atingiu, na segunda-feira (14), a marca de nove milhões de passageiros transportados. A contagem começou desde o início da operação assistida, em junho de 2014, como uma forma de medir a adesão da população ao equipamento, que atualmente transporta diariamente uma média de 45,5 mil passageiros.
O presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello, destaca a mudança que o equipamento traz na vida dos baianos. “O metrô a cada dia se torna um modelo de transporte presente em Salvador, ampliando seu número de passageiros, trazendo melhorias para população e encurtando o tempo de viagem, sempre com conforto e segurança”.
A linha 1 do Metrô conta com seis estações ligadas por nove quilômetros de trilhos – Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte, Retiro e Bom Juá.
No mês de outubro, as estações de Bonocô e Pirajá serão entregues à população, completando os 11 quilômetros de metrô previstos para a linha 1 e elevando para oito o número de estações.
A estação de ônibus para integração na estação Acesso Norte também deverá ser entregue no mesmo mês.
O funcionamento da Estação Pirajá, segundo Copello, irá marcar o início da operação comercial do metrô, que será integrado aos ônibus metropolitanos e urbanos. Os valores de tarifas, no entanto, ainda não foram definidos por estar ainda em fase de negociação entre Governo do Estado, Prefeitura de Salvador e empresas do setor de transporte coletivo urbano.
Linha 2 – Além das obras que vão finalizar a linha 1, as obras da linha 2 seguem em ritmo acelerado, com diversas frentes de trabalho, desde as regiões do Acesso Norte e o bairro de Pernambués, passando pelo Iguatemi, Rodoviária e já na Avenida Paralela, onde o metrô seguirá pelo canteiro central até o aeroporto. A Linha 2 terá 13 estações e 23 quilômetros de extensão.