Instalação que atenderá necessidades energéticas de estação da Trensurb irá permitir o fornecimento de eletricidade em média tensão, reduzindo custos com a fatura paga à CEEE.
A Trensurb está em fase de conclusão de ajustes para dar início ao funcionamento de uma nova subestação de energia na Estação Mercado. A instalação irá atender às necessidades de abastecimento de energia elétrica da estação e permitir o fornecimento em média tensão (13,8 kV) por parte da concessionária – como já é o caso das demais estações do metrô. Com isso, prevê-se uma redução do custo mensal com a fatura de energia elétrica, uma vez que as tarifas para esse novo padrão de fornecimento são menores do que para o atual, em baixa tensão.
Além do benefício com a redução dos custos, haverá a separação do fornecimento de energia elétrica dos permissionários responsáveis por serviços e comércio na estação. Desse modo, as medições serão individualizadas, permitindo que cada um gerencie seu próprio consumo sem interferências com o custo da energia elétrica da Trensurb na Estação Mercado.
Os trabalhos sendo realizados foram solicitadas pela CEEE que, em inspeção recente, solicitou o ajuste de alguns detalhes para permitir a ligação do novo ramal com a nova subestação. Após a conclusão dos serviços, será realizado um teste final, em conjunto com a fiscalização da CEEE, permitindo a conexão dos cabos do ramal de entrada da subestação ao sistema de distribuição da concessionária e a energização das instalações. A expectativa para que a nova subestação esteja operacional é até o final de agosto.