Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Nova máquina para manutenção de via do Metrô de São Paulo está a caminho do Brasil

Fabricada na Áustria, máquina socadora nivela os trilhos e aumenta a segurança e o conforto dos passageiros

Dando continuidade à renovação de sua frota de veículos especiais de manutenção, o Metrô de São Paulo vai receber no mês de outubro uma nova máquina socadora de pedra britada e de alinhamento e nivelamento dos trilhos.

O equipamento foi fabricado na cidade de Linz, na Áustria, e será transportado ao porto de Hamburgo, na Alemanha, onde partirá em setembro com destino ao porto de Vitória no Brasil. Após o desembaraço alfandegário, a máquina, chamada de Socadora, será trazida por carreta até o Pátio Jabaquara. A previsão é que ela comece a executar os serviços a partir de março do ano que vem.

Pesando 47 toneladas, a Socadora é operada por somente dois técnicos e tem capacidade para socar trechos de pedra britada sob os dormentes a uma velocidade de 350m/h. Simultaneamente, a máquina nivela os trilhos no trecho afetado pelo desgaste da brita, ação que aumenta a segurança e o conforto na viagem dos passageiros. A precisão nos ajustes de alinhamento dos trilhos e nivelamento da brita é da ordem de 1 mm (um milímetro).

Com a chegada da Socadora, o Metrô passa a contar com uma frota de 56 veículos de manutenção de via. Entre os veículos já em operação, a Companhia conta com trens esmerilhadores, tratores de manobras, veículos TV (Terra-Via, que podem se movimentar por trilhos ou por ruas, dependendo dos serviços programados), veículos para lavagem das paredes de túneis (usam água de reuso) e veículos que fazem exame ultrassom dos trilhos, entre outros.

A máquina também poderá fazer serviços em quatro dos cinco pátios do Metrô (Jabaquara, Tamanduateí, Belém e Itaquera) e poderá servir para a prestação de serviços remunerados à outras operadoras de sistemas metroferroviários que tenham a bitola (espaço entre um trilho e outro) de 1,6m. Essa estratégia auxilia na obtenção de receitas não-tarifárias ao Metrô, fortalecendo sua arrecadação financeira.

29/08/2023 – Metrô de São Paulo

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email