Nova estratégia de fluxo da ViaMobilidade eleva número de viagens e oferta 16,5 mil lugares a mais por dia em toda a Linha 5-Lilás

Ao todo serão 11 novas viagens, a partir de uma mudança estratégica de embarque e desembarque na Estação Chácara Klabin

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô de São Paulo, vai adotar a partir de segunda-feira, 3 de outubro, uma nova estratégia de fluxo que trará ganhos significativos no número de viagens diárias e, consequentemente, na capacidade de transporte de passageiros.

A partir de hoje, ainda em fase de testes, os passageiros que utilizam a Estação Chácara Klabin nos dias úteis passarão a usar a mesma plataforma para embarque e desembarque. A novidade vai proporcionar 11 viagens a mais durante o dia, disponibilizando 16,5 mil lugares adicionais aos passageiros.

A mudança de estratégia de fluxo trará mais produtividade e eficiência no transporte, uma vez que o trem não precisará mais manobrar para alternar entre plataformas ao chegar na estação. O resultado para os passageiros será mais conforto em cada viagem, benefício que será sentido ao longo de toda a linha 5-Lilás.
Desde o início da operação às 4h40, o embarque sentido Capão Redondo e o desembarque na Estação Chácara Klabin serão feitos na Plataforma 1 até 17h. Após as 17h, este mesmo fluxo passa a ser na Plataforma 2.

Para orientar os passageiros sobre a mudança, a ViaMobilidade vai reforçar o atendimento nas estações. Com isso, o número de Agentes de Atendimento e Segurança na plataforma será maior. Cartazes e mensagens sonoras informativas também vão trazer orientações sobre a nova estratégia.

Embarque consciente

A ViaMobilidade adota desde o início da operação da Linha 5-Lilás a comunicação visual da Campanha Embarque Consciente. Trens e estações contam com vídeos e painéis que estimulam a atitude cidadã de aguardar o desembarque em fila nas laterais das portas do trem.

Adesivos com setas no piso das plataformas, indicando a área que deve ficar livre para o desembarque, também estão instalados nas estações da linha. Com isso, o fluxo de passageiros fica organizado, o que contribui para uma viagem mais rápida e confortável.

03/10/2022 – ViaMobilidade