Fernando Marroni é o novo Diretor-Presidente da Trensurb; Vanessa da Rocha Diretora de Administração e Finanças; e Ernani Fagundes Diretor de Operações.
A Trensurb, operadora do trem metropolitano de Porto Alegre (RS), realizou solenidade de posse de sua nova Diretoria Executiva, no sábado (08/07), em sua sede na capital gaúcha. Fernando Marroni assumiu como Diretor-Presidente da companhia; Vanessa da Rocha, como Diretora de Administração e Finanças; e Ernani Fagundes como Diretor de Operações.
Em seu discurso, o Diretor-Presidente Fernando Marroni destacou as lutas das quais participou ao longo da vida, pela democracia e principalmente pelo meio ambiente, e que segue tomando parte delas pensando muito no futuro. “E eu acho que isso tem muito a ver com esta empresa que nós, hoje, chegamos para ajudar na gestão, ajudar na política pública importante, que possa nos levar a contribuir com esse futuro, assim como vai contribuir para o futuro do meu neto e para o futuro de toda a humanidade”, afirmou, fazendo referência ao transporte limpo oferecido à população pela Trensurb. Dirigiu-se também aos trabalhadores da empresa ao falar que ouviu de ex-dirigentes – e já pôde perceber no curto período em que está na estatal – que “o grande patrimônio dessa empresa está nos seus trabalhadores, no conhecimento acumulado e na experiência”. E que esse “patrimônio” é que manteve a satisfação dos usuários do serviço mesmo em períodos desafiadores e de poucos investimentos na Trensurb.
Marroni salientou também a relevância da modicidade tarifária no transporte público, instrumento fundamental, conforme ele, para a própria luta contra a desigualdade – grande compromisso do governo federal, ao qual a Trensurb está subordinada. “O trem pode contribuir muito para isso. A concepção do nosso governo é cumprir a constituição. E o que está na constituição? O transporte é um direito de todos”, declarou. E definiu a empresa como uma ferramenta importante nessa luta: “Precisamos colocar essa ferramenta que temos à nossa disposição, hoje, em pé, em boas condições, com segurança para os nossos passageiros, com regularidade, pontualidade, conforto. É isso que nosso passageiro merece e precisa. Mas, para isso, nós vamos ter que retomar os investimentos”. E isso, segundo o diretor-presidente, deve ser feito sempre com o compromisso com a sustentabilidade, tanto ambiental como econômico-financeira. Nesse sentido, ele defendeu que a Trensurb, por realizar transporte coletivo com energia renovável, deve entrar no mercado de créditos de carbono, monetizando as contribuições que gera para a sociedade e o planeta. Além disso, citou, como alternativas para ampliação da receita e redução de custos, a exploração do patrimônio imobiliário da empresa e a busca pela geração própria de energia.
O Diretor-Presidente ainda enfatizou a importância da inovação, da busca pela integração com outros modais e do apoio institucional do Governo do Estado, prefeituras e parlamentares, além de outros atores do setor de transportes. “Eu tenho certeza de que vamos conseguir melhorar cada vez mais a qualidade do serviço e vamos lutar pra ter custos baixos e poder oferecer modicidade tarifária. Sorte para todos nós. União e reconstrução: essa é a definição do que vai ser a nossa gestão”.
Fernando Marroni é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Pelotas e é servidor público federal da Universidade Federal de Pelotas. Foi deputado federal por quatro mandatos, deputado estadual por um e prefeito de Pelotas entre 2001 e 2004. Na Câmara Federal foi titular da Comissão Especial da PEC 090/11, que introduziu, na Constituição, o transporte como direito social.
Já Vanessa da Rocha possui formação superior em Ciências Econômicas pela PUCRS e pós-graduação em Gestão Pública – Transparência e Controle Social pela Fundação La Salle. Foi secretária municipal da Fazenda e também de Planejamento e Gestão de Canoas. Ocupou ainda cargos de gestão na secretaria de Obras e na Casa Civil do Governo do Estado, além de diretorias na administração municipal de Viamão.
Ernani Fagundes é graduado em Administração de Empresas pela Unisinos e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Empregado da Trensurb desde 1985, ele já passou pelos cargos de diretor de Administração e Finanças, superintendente de Desenvolvimento Comercial e superintendente de Desenvolvimento e Expansão – quando foi um dos responsáveis por coordenar as obras de expansão da linha metroviária de São Leopoldo a Novo Hamburgo. Também atuou nas prefeituras de São Leopoldo e Porto Alegre em funções de gestão de transporte e mobilidade.
“A ANPTrilhos deseja uma excelente gestão à nova Diretoria Executiva da Trensurb e está à disposição da empresa para contribuir com o desenvolvimento do transporte de passageiros sobre trilhos na Região Metropolitana de Porto Alegre”, parabeniza Roberta Marchesi, Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, da qual a Trensurb é membro.
Com informações da Trensurb