Processo permite até 70% de reaproveitamento da água usada na lavagem dos trens 22/03/2021
Com uma frota de 32 veículos que se revezam na operação, o VLT Carioca tem o desafio de entregar diariamente aos usuários veículos limpos e prontos para rodar pelas ruas do Centro do Rio. Essa missão é mais complexa se levarmos em consideração que a circulação se dá em vias abertas, exposta à chuva, ventanias e outros eventos.
Por isso, além da limpeza regular, reforçada em função da pandemia, todas as composições passam periodicamente pela máquina de lavar trens localizada no Centro Integrado de Operação e Manutenção (CIOM) da concessionária. Similar às encontradas em postos de gasolina, a máquina recebe cerca de cinco veículos por dia. O procedimento acontece sempre após o fim da operação, conforme definição do Centro de Controle Operacional (CCO).
Esse processo de lavagem completa gera economia de quase 70% da água utilizada ou cerca de 350 litros. Isso é garantido por tanques separadores que fazem o tratamento do líquido após a limpeza, tornando-o adequado para reutilização. Além disso, os produtos utilizados para lavar as composições são biodegradáveis, ampliando o compromisso do VLT com a sustentabilidade.
22/03/2021 – VLT Carioca