A SuperVia, concessionária operadora do transporte ferroviário urbano do Rio de Janeiro, aproveitou o clima da Copa do Mundo para trazer o torcedor “Joinha”, que se veste de árbitro em dias de jogos e simula o VAR, como símbolo da campanha educativa que alerta os clientes sobre segurança e convivência dentro dos trens e estações. A ação utiliza um clássico bordão do futebol brasileiro para destacar o respeito à vida como grande sentido do cumprimento às regras. Com o “A regra é clara!”, a concessionária quer sensibilizar os passageiros a terem atitudes seguras, garantindo a “vitória” para todos os clientes e colaboradores.
“Joinha” participa da campanha interagindo com os passageiros nos trens e estações sobre comportamentos adequados ou não dentro e fora dos trens. Ele dá cartão vermelho e/ou amarelo quando avistar atitudes inseguras (ex: passageiro além da frente da faixa amarela) nas estações e celebra/parabeniza passageiros com comportamentos seguros. Os agentes de segurança que atuam nas estações também foram “convocados” para atuar nessa “defesa”. Eles agem como fiscais e ajudam na abordagem, orientando e parabenizando aqueles que estiverem respeitando as normas.
“Nós fazemos campanhas periódicas para evitar acidentes. Agora, o futebol foi a nossa inspiração. Em uma das peças, se a pessoa ultrapassa a faixa amarela, que é o limite da segurança, nós comparamos com a penalidade máxima dentro do campo. Teremos ainda diversas ativações nas estações. Queremos chamar atenção dos passageiros para a necessidade de usarem os trens em segurança”, afirmou Ana Luisa Oliveira, Coordenadora de Comunicação da SuperVia.
O objetivo da SuperVia com a campanha educativa é orientar sobre o que deve e o que não deve ser feito, como, por exemplo, não andar pela via férrea, respeitar o carro feminino (conforme Lei Estadual nº 4.733/2006) e não tentar abrir forçadamente a porta dos trens para evitar acidentes. E nessa campanha, a SuperVia também está reforçando que o direito de uso do carro feminino é das mulheres e de pessoas que se identifiquem com o gênero feminino.
A ativação da campanha educativa nas redes sociais acontecerá até dezembro, mas o material de conscientização seguirá fixo nos trens e estações (como cartazes, áudio, vídeos nas TV’s).
25/11/2022 – SuperVia