Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Aeromóvel de Porto Alegre completa cinco anos de atividades

Considerado um dos maiores investimentos em mobilidade urbana feitos em Porto Alegre, o  completou cinco anos nesta sexta-feira, dia 10 de agosto.

A linha, que liga a Estação Aeroporto da Trensurb ao Aeroporto Salgado Filho, foi inaugurada no ano de 2013, concebida como uma das obras para a Copa do Mundo de 2014.

Planejada para facilitar a transição dos passageiros aeroviários que usam o transporte público para se deslocar de trem pela região metropolitana da capital gaúcha, em cinco anos de funcionamento o Aeromóvel já foi utilizado por cerca de 5 milhões de pessoas.

Em declaração ao Diário de Canoas, o diretor da Aeromóvel Brasil, Marcus Coester, afirmou que o transporte já se incorporou à vida dos gaúchos. Para Coester, o transporte se comprovou nos últimos cinco anos como uma forma eficiente e segura de deslocamento até o Aeroporto Salgado Filho.

“Nunca tivemos nenhum acidente nestes cinco anos. Isso demonstra a eficiência. Demonstramos na prática que, além de seguro, o Aeromóvel tem um baixo custo operacional“, disse Coester, lembrando que o aeromóvel é uma estrutura 100% brasileira.

Projeto de Aeromóvel para Canoas acabou barrado

A cidade de Canoas, na grande Porto Alegre, chegou a assinar um contrato em 2015 pra implantação do sistema Aeromóvel Linha Guajuviras. Seria uma linha elevada de quatro quilômetros, ligando o bairro Guajuviras ao Trensurb.

A Caixa garantiu o financiamento para o projeto, no valor de R$ 272 milhões, e chegou a liberar R$ 64 milhões dessa verba.

Em 2018 a prefeitura de Canoas barrou por tempo indeterminado a implantação dos trens, tomando como base um ofício da Metroplan, que questionava a legalidade e a viabilidade do projeto.

A Metroplan, Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, é responsável pela elaboração e coordenação de planos, programas e projetos do desenvolvimento regional e urbano do Estado.

Em fevereiro de 2018, o ofício assinado pelo presidente da Metroplan, Pedro Bisch Neto, e pelo secretário de Obras do Estado, Fabiano Pereira, formalizou o “indeferimento da aprovação do projeto” em razão da “inadequação do modal aeromóvel” à realidade local. O projeto supostamente não seria apropriado para “transporte de grande massa de passageiros” e falta de “viabilidade tarifária”.

Aeromóvel de Canoas:

O projeto do aeromóvel de Canoas contempla três linhas em dois eixos e uma extensão.

“O Sistema Aeromóvel terá 18 km de linhas, com 26 estações e capacidade prevista para até 12 mil passageiros por hora no pico e de 82 mil por dia.” – diz a prefeitura.

Os eixos são os seguintes:

Leste-Oeste – ligará os bairros Mathias Velho e Guajuviras, integrada com o trensurb. Haverá 17 estações distribuídas em 12 km de extensão.

Norte-Centro – entre a Ulbra e o Centro da cidade, integrando com a linha Leste-Oeste na estação Farroupilha. Terá nove estações ao longo de seis km.

11/08/2018 – Diário do Transporte

 

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email