Na Mídia | A rede ferroviária brasileira pode retomar o crescimento no transporte de passageiros?

26/03/2025 – BNamericas

Os projetos de transporte ferroviário de passageiros no Brasil devem ganhar força nos próximos anos, apesar da lenta recuperação.

“A pandemia trouxe algumas mudanças que impactaram o volume de passageiros nos sistemas de transporte público, incluindo mais pessoas adotando o modelo de trabalho híbrido, com alguns dias trabalhando de casa e outros no escritório, além da expansão das compras online. Portanto, é difícil estimar quando poderemos alcançar novamente o número de passageiros que tínhamos antes da pandemia”, comentou à BNamericas Ana Patrizia Lira, diretora-executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

“Mas, ao mesmo tempo, o que também prejudica o setor é que, com a recuperação econômica e do mercado de trabalho após o fim da pandemia, vimos muitas pessoas optando pelo transporte individual, via carros e motocicletas, e não retornando ao transporte público. Isso também se deve à falta de políticas públicas no setor”, acrescentou.

No final de 2024, o Brasil tinha 1.137 km de linhas ferroviárias de passageiros, um aumento de 4 km em relação ao final de 2023, segundo a ANPTrilhos. Já o número de passageiros transportados pelo sistema, que inclui metrôs, trens urbanos e linhas de VLTs, atingiu 2,57 bilhões em 2024, ante 2,48 bilhões em 2023.

Apesar desse crescimento, o número de passageiros permanece abaixo dos níveis de 2019, quando 3,26 bilhões de pessoas foram transportadas antes da pandemia de Covid-19 esfriar o setor.

Segundo Lira, as iniciativas em andamento devem impulsionar novos projetos e atrair mais passageiros para as redes. Uma delas é um estudo conduzido pelo BNDES para avaliar o potencial de projetos de transporte de passageiros nas principais áreas metropolitanas.

“Um dos elementos mais importantes para que qualquer projeto avance é um bom desenvolvimento de estudos de viabilidade, e o BNDES tem grande expertise nesta área. Portanto, devemos ver muitos projetos desenvolvidos com o apoio do banco avançando”, disse Lira, que é ex-diretora da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Além disso, em 2024, o estado de São Paulo lançou o SP Nos Trilhos, um programa que visa expandir o transporte ferroviário por meio de concessões e PPPs.

“O pipeline de projetos em São Paulo é o mais avançado, em grande parte porque o governo estadual tem um plano mais bem desenvolvido para os projetos a serem oferecidos. Mas também temos projetos em outros lugares, como em Salvador, Belo Horizonte, entre outros, avançando bem também”, explicou Lira.

Atualmente, dezenas de projetos estão sendo implementados ou em estudo. Abaixo, a BNamericas fornece visão geral dos projetos mapeados pela ANPTrilhos.

Cronograma de obras de novas linhas, estações e expansões de rede:

Belo Horizonte

Metrô – Expansão da Linha 1: 1,6 km, 1 estação, entrega prevista para 2026

Metrô – Implementação da Linha 2: 10,5 km, 7 estações, entrega prevista para 2028

Santos (litoral de São Paulo)

VLT – Construção da Linha 2 (Conselheiro Nébias–Valongo): 7,5 km, 12 estações, entrega prevista para 2025

Região metropolitana de São Paulo

Trem urbano – Linha 8-Diamante: estação Ambuitá, entrega prevista para 2025

Trem urbano – Ampliação da Linha 9-Esmeralda (Grajaú–Varginha): 4,3 km, 1 estação, trabalho concluído em janeiro de 2025

APM – Conexão do aeroporto de Guarulhos com a Linha 13-Jade da CPTM: 2,6 km, 4 estações, entrega prevista para 2025

Monotrilho – Implantação da Linha 17-Ouro (Aeroporto de Congonhas–Washington Luís–Morumbi): 6,7 km, 8 estações, entrega prevista para 2026

Monotrilho – Ampliação da Linha 15-Prata (Ipiranga–Jacu Pêssego): 4,6 km, 3 estações, entrega prevista para 2027

Metrô – Ampliação da Linha 2-Verde (Vila Prudente–Penha): 8 km, 8 estações, entrega prevista para 2028

Metrô – Implantação da Linha 6-Laranja:

Etapa 1: 9,1 km, 8 estações, entrega prevista para 2026

Etapa 2: 5,9 km, 7 estações, entrega prevista para 2027

Fortaleza

VLT – Ramal Aeroporto da linha nordeste (VLT Parangaba–Mucuripe): 2,4 km, 2 estações, previsão de entrega para 2025

Metrô – Implantação da Linha Leste (fase 1, Centro–Papicu): 7,3 km, 4 estações, entrega prevista para 2026

Teresina

VLT – Modernização da Linha 1 (1.ª fase): entrega prevista para 2026

Natal

VLT – Implementação da Linha Roxa: 4,1 km, 3 estações, entrega prevista para 2025

Salvador

VLT – Implementação na área metropolitana (por meio de 3 lotes):

Lote 1: Ilha de São João–Calçada, 16,7 km, 1 estação, entrega prevista para 2027

Lote 2: Paripe–Águas Claras, 9,2 km, entrega prevista para 2028

Lote 3: Águas Claras–Piatã, 10,5 km, entrega prevista para 2028

Brasília

Metrô – Expansão da Linha 1 (trecho Samambaia): 3,6 km, 2 estações, previsão de entrega para 2028

Situação dos planos de concessão:

Sistema ferroviário de Maceió: estudo em andamento

Sistema ferroviário de João Pessoa: estudo em andamento

Sistema ferroviário de Curitiba (em substituição ao corredor BRT): estudo em andamento

Sistema ferroviário do Recife: estudo em andamento

Rio de Janeiro (corredor Transcarioca, substituindo o BRT): estudo em andamento

Rio de Janeiro (corredor Transoeste, substituindo o BRT): estudo em andamento

Sistema ferroviário de Natal: estudo em andamento

Sistema ferroviário de Porto Alegre: estudo em andamento

Trens metropolitanos de São Paulo:

Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade (Lote Alto Tietê): leilão previsto para 28 de março

Linha 10-Turquesa e implementação da Linha 14-Ônix: estudo em andamento

Implementação das linhas de metro 19-Celeste, 20-Rosa e 22-Marrom: estudos em andamento

Projetos de trens intermunicipais em avaliação:

Salvador–Feira de Santana

Fortaleza–Sobral

Brasília–Luziânia (GO)

São Luís–Itapecuru Mirim (MA)

Londrina–Maringá (PR)

Rio Grande–Pelotas (RS)

Eixo oeste do trem intermunicipal: São Paulo–Sorocaba

Projetos de trens intermunicipais com contratos de concessão avançados:

Trem Intermunicipal Eixo Norte: São Paulo–Campinas (TIC Trens)

Trem intermunicipal: Jundiaí–Campinas (TIC Trens)

Trem de alta velocidade: São Paulo–Rio de Janeiro (TAV Brasil)

https://www.bnamericas.com/pt/feature/a-rede-ferroviaria-brasileira-pode-retomar-o-crescimento-no-transporte-de-passageiros