Mobilidade urbana e investimentos da iniciativa privada no transporte de cargas são as prioridades para 2023 do setor ferroviário

Principais associações do setor destacam as pautas urgentes do setor para o novo governo em 2023 e que devem aquecer os debates na NT Expo – Negócios nos Trilhos, evento que acontece de 28 de fevereiro a 2 de março, em São Paulo

As perspectivas para a ampliação da malha ferroviária brasileira para a logística e o transporte de passageiros são positivas para o futuro do setor ferroviário no país. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a previsão é que, no próximo ano, aconteça uma aceleração relevante no número de ferrovias concedidas em todo o território nacional, após a publicação da Lei das Ferrovias (nº 14.273/2021), recentemente regulamentada pela Resolução ANTT nº 5.987/2022, e que autoriza a exploração de ferrovias pela iniciativa privada.

Segundo a ANTT, o Brasil possui requerimentos e autorizações para mais de 22 mil km de novas ferrovias, com investimentos previstos de R$ 295 bilhões, que podem gerar 3,6 milhões de empregos em todo o país. Toda essa expectativa para novos investimentos e desenvolvimento das ferrovias brasileiras é compartilhada pelas principais associações do setor, que esperam um 2023 com avanços significativos.

A diretora executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Roberta Marchesi, destaca a necessidade de ampliação da mobilidade urbana como uma das pautas que merecem atenção urgente do próximo governo. Ela salienta que, cada vez mais, os centros urbanos estão adensados e conturbados, o que demanda um avanço nos sistemas de transporte estruturantes, com o resgate do planejamento de longo prazo e a ampliação de investimentos governamentais e privados para as parcerias público-privadas e concessões necessárias.

“Não é de hoje que temos problema nesses grandes centros, e o próximo governo vai ter que dar uma atenção especial. Temos algumas iniciativas interessantes sendo conduzidas pelo BNDES, que podem ajudar neste avanço das redes de transporte de passageiros e também no Ministério da Infraestrutura, com a Política Nacional do Transporte Ferroviário de Passageiros que o novo governo vai ter que avaliar. Então, acredito que isso pode trazer um debate interessante para a retomada do avanço do desenvolvimento do setor”, aponta Roberta.

A publicação da Política Nacional, que tem como objetivo desenvolver o sistema ferroviário de passageiros inter-regional no Brasil, é citada também pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, como uma das prioridades no segmento de transporte de passageiros. Ele também ressalta a necessidade de ampliação da malha de metrôs, trens metropolitanos, VLTs e monotrilhos, e o lançamento do edital do Trem InterCidades entre São Paulo e Campinas.

Para o transporte de cargas, Abate afirma: “É necessário consolidar os processos de ampliação da malha ferroviária de cargas, completando as renovações antecipadas, realizando o leilão da Ferrogrão e levando à frente as autorizações ferroviárias”, diz o presidente da Abifer.

“Há muita expectativa para o próximo ano sobre os rumos do desenvolvimento ferroviário no Brasil com o início da gestão de um novo governo. Toda a indústria do setor está atenta às sinalizações de Brasília sobre a composição do Ministério de Infraestrutura e a sua atuação em pautas importantes que estão em andamento, como o Programa de Autorizações Ferroviárias, criado para atrair o investimento privado em ferrovias. Acredito que 2023 será um ano muito dinâmico para todos os players deste setor”, comenta Hermano Pinto, diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets, organizadora do evento NT Expo – Negócios nos Trilhos.

Encontro do setor – Como o principal ponto de encontro do setor ferroviário na América Latina, a NT Expo – Negócios nos Trilhos, chega à 22ª edição com um congresso que abordará, na programação, as pautas que são apontadas como as prioridades do setor para os próximos anos.

De 28 de fevereiro a 2 de março de 2023, toda a cadeia de valor do setor estará reunida no São Paulo Expo, com a presença de 200 marcas expositoras, nacionais e internacionais, e a expectativa de receber seis mil visitantes altamente qualificados do mercado. “A expectativa para a NT Expo 2023 é a melhor possível. A Abifer, junto com as demais entidades, estará presente para discutir e ajudar na realização dos processos de consolidação do setor ferroviário brasileiro e de sua indústria”, diz Abate.

As inscrições para participar da NT Expo já estão abertas no site: www.ntexpo.com.br. “A NT Expo 2023 vai abrir o ano, não só com tecnologias e expectativas para o setor e investimentos, mas também que vai marcar a mudança de governo. Acredito que vai ser um ambiente propício para a geração de negócios e para a realização da nossa Rodada de Negócios que a ANPTrilhos faz sempre na NT Expo, trazendo os operadores, fabricantes e fornecedores, presentes na feira para tentar fazer com que esse encontro reverta-se em investimento, modernização e avanço para todo o setor no Brasil”, comenta a diretora executiva da ANPTrilhos.

Sobre a NT Expo – Negócios nos Trilhos

A NT Expo – Negócios nos Trilhos é o principal ponto de encontro do setor metroferroviário da América Latina e líder em apresentação de inovações, tecnologias, produtos e serviços para este mercado. Serão três dias de evento presencial, de 28 de fevereiro a 02 de março de 2023, no São Paulo Expo, que representam um momento único para todos os players e profissionais do setor. Além do evento presencial, a NT Expo é também uma plataforma de negócios completa, que visa promover o crescimento da indústria metroferroviária como um todo, ao longo dos 365 dias do ano, e incentivar a expansão do transporte ferroviário de carga e passageiros por meio de encontros online e offline, que estimulam a atualização profissional, a inovação, o networking e os negócios.

23/12/2022 – NT Expo