Tarcísio de Freitas fez balanço do primeiro semestre na pasta e projetou investimentos em Minas, como concessão de rodovias e intervenções no Anel Rodoviário da capital
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (2) para fazer um balanço das atividades da pasta no primeiro semestre de 2021 e falar também das perspectivas para os próximos meses. Perguntado pela reportagem sobre o cronograma para Minas Gerais, o ministro destacou alguns pontos, como o leilão da Linha 1 do metrô da capital até o primeiro quadrimestre de 2022, a concessão da BR-381 provavelmente em outubro deste ano, o estudo para implementar áreas de escape no Anel Rodoviário da capital, além de outras obras para o Estado.
Segundo Freitas, embora seja o Ministério do Desenvolvimento Regional que tem trabalhado mais de perto na questão do metrô, o governo federal e a pasta de Infraestrutura têm se dedicado para tornar o metrô de Belo Horizonte “uma realidade”. O ministro afirmou que estruturação do projeto está em fase final e a ideia é com cisão a da CBTU Minas, haja publicação do edital com privatização dessa parte seja até o final do ano e até o primeiro quadrimestre do ano de 2022 seja feito o leilão que vai possibilitar a operação da Linha 1 e os investimentos na Linha 2. “É um projeto do Ministério do Desenvolvimento Regional, mas que a gente tem acompanhado aqui com muito interesse até por ele conversar com nossa agenda da renovação dos contratos de concessão das ferrovias”, afirmou.
Já sobre a concessão da BR-381, a expectativa é pela liberação do plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a operação. Tarcísio de Freitas avaliou que o relatório final entregue pela área técnica foi “extremamente positivo” e com poucas considerações e determinações, “todas fáceis de serem atendidas”. O ministro afirmou que quanto mais rápido for feito o julgamento no TCU, mais rápido o edital será publicado e, consequentemente, a realização do leilão. Freitas alegou que é preciso dar um tempo entre a publicação do edital e a realização do certame para que os investidores se preparem e que haja uma competição, mas o mais provável é que ocorra em outubro. “Vai ocorrer nesse segundo semestre, vai ser em 2021 sem sombra de dúvida, está muito adiantado o processo, os relatores ali têm apresentado os relatórios de forma rápida, aí vamos publicar edital, vai ser no segundo semestre com toda certeza”, projetou.
Ao detalhar os investimentos a serem feitos no Estado, o primeiro citado pelo responsável pela Infraestrutura foi o estudo feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para realizar intervenções no Anel Rodoviário de Belo Horizonte. Segundo ele, serão intervenções de manutenção e segurança, alargamento de obra, área de escape, micro revestimento asfáltico e intercessões.
Duas obras de aeroporto também devem ser entregues nesse segundo semestre, o de Uberlândia e de Montes Claros. Tarcísio de Freitas lembrou que ambos os terminais integram a 7ª rodada de concessões e serão transferidos para a iniciativa privada no ano que vem, juntamente com o bloco que é liderado pelo Aeroporto de Santos Dumont no Rio de Janeiro.
O ministro pontuou também que iniciou a pavimentação da BR-367 no Vale do Jequitinhonha, além da previsão de publicar edital para a pavimentação da BR-135, que liga Manga a Itacarambi. “Essa é uma rodovia que até bem pouco tempo atrás era do Estado e foi refederalizada, então a semelhança de outras rodovias ou planejadas ou transferidas para o Estado na MP 82, essa rodovia volta agora a ser federal, já licita a pavimentação no segundo semestre”, detalhou.
Há projeção também de concluir obras na trincheira da BR-365, em Uberlândia, na trincheira Taiaman e “provavelmente a liberação do edital da rodovia Rio-Valadares”, que ele considerou um importante investimento, além da recuperação e duplicação da BR-116, que tem no projeto também a inclusão da 251, que vai de Governador Valadares até Divisa e pega a 251 até Montes Claros.
“Vamos mandar para o TCU a prorrogação da MRS, discutindo a prorrogação da FCA, com investimentos importantes, tem discutido recuperação do trecho de Pirapora para Corinto, de Patrocínio para Araxá, obra do aeroporto de Ipatinga e ideia é ver se a gente equaciona também uma futura ligação Pirapora a Unaí, que é uma região onde o agronegócio vai se desenvolver muito. Havendo a possibilidade de ter projetos autorizados de ferrovia, já temos na pauta uma primeira autorização aí que é a do segmento ferroviário de Sete Lagoas para São Mateus no ES, então também são investimentos relevantes”, detalhou;
Durante o balanço, a pasta afirmou que nos primeiros seis meses de 2021, entregou 51 obras que aprimoram a infraestrutura de transportes por todo o país, além do investimento de R$ 3 bilhões por parte do governo em novos empreendimentos e em obras que estavam paralisadas. O ministro destacou também que no mesmo período 29 ativos públicos de infraestrutura foram concedidos à iniciativa privada, o que soma quase R$ 18 bilhões em investimentos contratados. Juntos, eles têm potencial de criar 338 mil empregos diretos, indiretos e efeito renda, ao longo dos contratos.
Foram concedidos 22 aeroportos, cinco arrendamentos portuários e uma concessão ferroviária, totalizando R$ 10 bilhões em investimentos contratados e R$ 3,56 bilhões em arrecadação.
02/07/2021 – O TEMPO