O ministro das Cidades, Bruno Araújo, reconheceu o trabalho do governador Pedro Taques que, em visitas consecutivas a Brasília e reuniões com ministros, tem buscado uma solução para concluir as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Estado. Araújo esteve em Cuiabá nesta segunda-feira (22/08) para a entrega de 499 casas populares.
“O governador Pedro Taques tem estado conosco em Brasília constantemente levando suas preocupações e estamos juntos em busca de soluções objetivas para o VLT, racionalizando recursos para solucionar esta obra o quanto antes”, afirmou.
Segundo o ministro, a construção do modal é prioridade em sua gestão frente ao Ministério das Cidades. “É prioridade do Ministério buscar uma equação técnica, transparente e eficiente para viabilizar esta obra de mobilidade. Temos determinação expressa do presidente interino, Michel Temer, para entregarmos um estudo objetivo que resolva isso de forma definitiva. ”
“Em poucas semanas teremos um desenho claro para levarmos à avaliação do governador Pedro Taques e, caso ele aprove, será posto em prática de forma compartilhada. Estamos fazendo isso com os técnicos do Governo do Estado e com sugestões das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande”, explicou o ministro.
Pedro Taques destacou que a busca por uma solução ao VLT envolve todos os poderes. “Essa questão envolve Governo do Estado e municípios. Temos recapeamento de avenidas, assim como trincheiras e viadutos tanto em Cuiabá, quanto em Várzea Grande. A bancada federal também tem nos ajudado. Não é um problema só do Governo. Nós, sozinhos, não temos R$ 600 milhões para resolver isso. Nenhum Estado consegue fazer isso sozinho. Para um município, então, é impossível. Por isso precisamos de união. ”