Na manhã desta sexta-feira (18), o ministro das Cidades, Bruno Araújo, em visita à CBTU Natal, realizou a entrega da quarta composição de Veículo Leve sobre Trilhos e anunciou novos investimentos para a melhoria do sistema de trens urbanos da Região Metropolitana de Natal. A solenidade teve início ás 11h30 com o embarque do Ministro na nova composição de VLT, que o levou da estação Alecrim até o pátio da Companhia, no bairro da Ribeira. Acompanharam o ministro na viagem inaugural, o Senador Garibaldi Alves; o Governador do Estado, Robinson Faria; o Diretor Presidente da CBTU, José Marques; o Deputado Federal, Rogério Marinho; o Superintendente da CBTU Natal, Leonardo Diniz; o Superintendente da CBTU Recife, Leonardo Villar, e demais autoridades.
Após o desembarque, o ministro anunciou no auditório da Companhia, para os ferroviários, autoridades e imprensa, a entrega do novo equipamento que custou 10 milhões de reais, assim como as obras de modernização da via permanente, no trecho Ribeira/Nova-Natal, e a construção de duas novas estações, uma no bairro soledade e outra no Potengi próximo aos shoppings da Zona Norte, ações essas que devem ter início em 2017.
O ministro destacou que é importante entregar o serviço à população, buscando não só aperfeiçoar e reduzir o custo, mas melhorar a qualidade do transporte do cidadão. “Todas as obras de mobilidade urbana, saneamento ambiental e habitação que fazem parte do PAC estão absolutamente em dia. Não há nenhuma medição hoje de obra do Ministério das Cidades no Brasil que apresenta inadimplência por parte do governo federal”, afirmou. Ele ressaltou que as obras em andamento no país ajudam na geração de emprego.
Durante o evento, o ministro anunciou ainda a autorização de recursos no valor de R$ 6 milhões para elaboração do projeto executivo de ampliação da linha, que vai de Extremoz até o aeroporto, em São Gonçalo do Amarante.
Ainda em seu discurso, Bruno Araújo fez questão de agradecer a todo o corpo funcional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) pela dedicação e avanço na entrega do objetivo principal, que é a melhoria da qualidade do serviço à população.
Para o presidente Nacional da CBTU, José Marques, os investimentos anunciados pelo Ministério das Cidades e o apoio de equipe técnica estão mudando o cenário da empresa que no início deste ano enfrentou dificuldades por conta do contingenciamento de recursos. “ Hoje, por exemplo, a malha viária da Grande Natal recebe um reforço substancial com a entrega deste quarto VLT que vai transportar por hora cerca de seiscentas pessoas. O nosso projeto é chegar no futuro a contar com um total de dez VLTs, equipamentos que oferecem mais conforto ao usuário”.
De acordo com Leonardo Diniz, Superintendente da CBTU Natal, os anúncios realizados pelo Ministro Bruno Araújo, reforçam o compromisso com Governo Federal com a transporte de passageiros sobre trilhos e a mobilidade urbana no RN. “Em um ano de gestão conseguimos um aumento de 40% no número de usuários transportados. Com a conclusão do projeto de modernização, poderemos alcançar a meta de transportar 60 mil pessoas por dia, cinco vezes mais do que transportamos hoje”, complementou.