Na manhã desta sexta-feira (28), o ministro das Cidades, Bruno Araújo, em visita à sede da CBTU Recife anunciou um investimento de R$61 milhões para melhorias no metrô pernambucano. Esse valor será utilizado para recuperação de estações, trens, sistemas elétricos e via permanente; aquisição de peças e equipamentos de manutenção; além da compra de 1300 câmeras de alta resolução para implantação de um sistema de CFTV. Além do ministro, estavam presentes o presidente da Companhia, José Marques; Joaquim Francisco, presidente do Conselho de Administração da CBTU; e o superintendente de Recife, Leonardo Villar.
“Desde que nós assumimos, tem sido um esforço constante devolver aquele mesmo metrô que a sociedade da região metropolitana tem na lembrança, eficiente, limpo. Assumimos o metrô na iminência dele poder parar por falta de pagamento de energia de tração e nosso primeiro trabalho foi o de recompor o orçamento do metrô. Agora nós conseguimos levantar R$61 milhões que significarão investimentos diretos na melhoria do sistema, especialmente no que se refere à segurança”, explica Bruno Araújo. O ministro destacou que esse valor já está disponível para a Companhia.
“O dia de hoje é muito importante para o metrô, uma vez que oficializa um investimento que estamos lutando para conseguir desde maio. O Ministério das Cidades e todas as áreas vêm se empenhando bastante para recuperar o metrô e o valor anunciado hoje é importantíssimo”, comenta o superintendente da CBTU Recife, Leonardo Villar.
Essa é a terceira visita de Bruno Araújo à CBTU Recife desde que assumiu o Ministério das Cidades. O ministro já havia declarado que o Metrô do Recife é uma prioridade para sua pasta devido à importância para a mobilidade da cidade. No dia 06 de junho, Bruno foi de trem para uma reunião na sede da Companhia. A intenção era conhecer a vivência de quem utiliza o metrô diariamente. Dois meses depois, em 08 de agosto, voltou a Recife para reunião com o corpo técnico de empregados da Companhia. A intenção foi conhecer os detalhes de uma possível expansão da linha do Metrô na Região Metropolitana do Recife.