Ministro da Infraestrutura pede atitude do empresariado e otimismo com o setor de infraestrutura

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, pediu atitude do setor empresarial e uma postura otimista sobre o país pelo que vem sendo feito no governo do presidente Jair Bolsonaro. Tarcísio de Freitas estava na mesa de especialista sobre Transportes do Abdib Fórum 2019 – Estratégias para a Retomada da Infraestrutura.

Freitas apresentou rol de ações tomadas pelo ministério nos primeiros meses do governo e os planos que estão em andamento, como as concessões de novas rodovias, privatização de portos e a renovação de concessões ferroviárias. “As coisas estão acontecendo e não estamos comemorando”, disse o ministro citando, por exemplo, a programação do leilão de Cessão Onerosa que será o maior do mundo no setor de óleo e gás.

Ele lembrou que os leilões realizados este ano mostraram que há interesse dos investidores nos projetos do país. Freitas disse que esse interesse continua, mas que é necessário que as reformas continuem para que venham mais investimentos, citando especialmente a reforma da Previdência, para reduzir os riscos para os projetos.

Tarcísio de Freitas afirmou que tem confiança de que a reforma será aprovada e que os problemas que estão ocorrendo na relação do governo com o Congresso são por causa da coragem do presidente Jair Bolsonaro de mudar a relação com os parlamentares, o que permitiu a ele montar uma equipe qualificada, capaz de fazer as entregas planejadas pela pasta.

Freitas pediu mais protagonismo das empresas para liderar os processos de mudanças do país e voltou a repetir que não quer “fazer parte da geração que não fez”. Ele disse ainda que está pensando em desistir da unificação das agências reguladoras de transportes.

Mobilidade

O secretário Nacional de Mobilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional, Jean Pejo, apresentou projetos que estão sendo tocados no setor em conjunto com o ministério da Infraestrutura, principalmente no setor de ferrovias.

Pejo anunciou ainda o projeto do Retrem, uma linha de financiamento de 25 anos, com juros de 5,5% ao ano para renovação dos trens. “Em 10 trens de 6 carros do Metrô de SP se transportam 200 mil passageiros dia. E esses 10 trens representam de 3 a 4 mil empregos para a indústria nacional”, disse Pejo.

24/05/2019 – Agência iNFRA