Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

MInfra apresenta diretrizes para impulsionar setor de transportes terrestres

Orientações fazem parte da primeira parte do Plano Setorial de Transportes Terrestres (PSTT), principal instrumento de planejamento da pasta para rodovias e ferrovias

O Ministério da Infraestrutura (MInfra) apresentou nesta terça-feira (29) o relatório de diretrizes setoriais. Primeira fase do Plano Setorial de Transportes Terrestres (PSTT), o instrumento para impulsionar o setor foi elaborado pela Secretaria Nacional de Transportes Terrestres do MInfra e traz as diretrizes para completar o planejamento estratégico.

Dentro do relatório estão 10 objetivos setoriais e 48 iniciativas que vão basear os rumos das ações de curto e médio prazo no setor de transportes terrestres. “Trata-se de um importante instrumento de planejamento, responsável por delimitar a curto e médio prazo as bases das ações de investimentos em políticas públicas para o transporte terrestre”, destaca o secretário nacional de Transportes Terrestre, Marcello Costa.

Para elaboração do relatório, apresentado em webinário transmitido no YouTube do MInfra, houve a contribuição de órgãos e instituições do setor público federal, estadual, acadêmico e da iniciativa privada.

PRODUTOS – Agora, com o documento pronto, parte-se para a segunda fase, que será concluída até o fim de 2022. Ela consiste em elaborar produtos como o plano setorial de parcerias, nos modos rodoviário e ferroviário, relatório de metas e indicadores do plano setorial; e de um manual de gestão dos processos de monitoramento e avaliação.

“Ele vai ajudar na elaboração do Plano Nacional de Outorgas, que vai dizer quais dos empreendimentos listados como importantes serão concedidos pela iniciativa privada e quais serão pela inciativa pública”, ressaltou a secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias (SFPP), Natália Marcassa.

Além dos secretários, participaram do evento o diretor do Departamento de Planejamento de Gestão e Projetos Especiais, Luciano Lourenço, o diretor de Política e Planejamento Integrado, Tito Lívio Pereira, o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Logístico, Leandro Rodrigues, o coordenador de Planejamento e Projetos Especiais, Artur Monteiro, e a coordenadora-geral de Planejamento e Projetos Especiais, Kátia Matsumoto.

29/06/2021 – Ministério da Infraestrutura

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email