Concessionária levou mais de 70% do público que participou da festa dentro e fora do estádio
O MetrôRio encerrou a operação especial para os sete dias de jogos da Copa do Mundo da Fifa, no Maracanã, com o número de 686,2 mil torcedores transportados. A Concessionária foi responsável por levar mais de 70% do público que assistiu aos jogos no palco do futebol ou que aproveitaram a estadia na cidade para visitar o estádio ou torcer nas suas imediações.
Entre torcedores e usuários, no jogo Argentina x Bósnia, 98,3 mil pessoas usaram o metrô; em Espanha x Chile a Concessionária contabilizou 125,3 mil passageiros; na partida Bélgica X Rússia, 88,3 mil pessoas foram transportadas; em França X Equador, 92,4 mil. No jogo Colômbia X Uruguai, pelas oitavas de final, 100,2 mil passaram pelo MetrôRio; na partida Alemanha x França foram 84,4 mil; e na final Alemanha x Argentina 97,3 mil torcedores foram transportados.
Nos dias de jogos, foram praticados os intervalos de horário de pico, com frota máxima operando, e trens extras ficaram posicionados em pontos estratégicos da operação e foram usados quando necessário. A segurança nos dias de jogos foi feita por 516 homens e mulheres, além do apoio da Polícia Militar. O MetrôRio contou com 40 funcionários voluntários, fluentes em idiomas, que ficaram à disposição nas estações de maior movimento – incluindo as do entorno do estádio – para tirar qualquer dúvida a respeito dos trajetos e acessos em direção ao Maracanã.
Durante a Copa do Mundo da Fifa, o MetrôRio preparou algumas novidades para facilitar a viagem dos que vieram desfrutar da cidade durante a festa do futebol e deixou melhorias para os usuários.
Nova sinalização – Todas as 36 estações do MetrôRio contam agora com uma nova sinalização bilíngue, para maior conveniência e facilidade dos usuários (sejam eles frequentes, novos ou estrangeiros). A sinalização localiza geograficamente as estações com o seu entorno, indicando inclusive a proximidade com os pontos turísticos da cidade.
Segurança – Em dias de jogos todos os 516 homens e mulheres do corpo de segurança do MetrôRio trabalharam nas 36 estações. Além disso, o metrô carioca possui 900 câmeras que dão suporte a essa equipe que se preparou para receber os grandes eventos que a cidade está sediando. A Concessionária também contou com o apoio da Polícia Militar, que atuou dentro das estações, especialmente as mais utilizadas durante o evento. O MetrôRio também realizou três megassimulações, que tiveram o objetivo de treinar as equipes de segurança.
Aplicativo MetrôRio – O aplicativo, chamado MetrôFácil ou MetroRio – Official Rio Subway, na versão em inglês, oferece ao usuário um mapa com as linhas e estações, os pontos de integração e Metrô Na Superfície com seus trajetos e paradas, além da busca por bairros e geolocalização. Ideal para quem não está acostumado a usar o metrô ou conhece pouco a cidade, o MetrôFácil traz uma lista dos principais pontos turísticos e espaços culturais da cidade e como pode-se chegar até eles utilizando esse modal. O aplicativo está disponível para ser baixado App Store e Google Play.
Facebook e Twitter – No Twiter (@metro_rio) e no Facebook (www.facebook.com/metrorio), a empresa respondeu as dúvidas dos usuários em inglês, espanhol e português. Além disso, os internautas também receberam dicas de serviços, espetáculos e programas culturais no entorno das estações.
Site MetrôRio – No site www.metrorio.com.br, o usuário pode encontrar todas as informações referentes às 36 estações do sistema metroviário do Rio de Janeiro. Além disso, o internauta pode planejar a sua viagem e também tirar dúvidas sobre compra dos cartões para ingressar no sistema, área de notícias, área de imprensa, Fale Conosco e atendimento ao cliente.
Marketing – Viajar no MetrôRio durante a Copa do Mundo trouxe uma experiência diferenciada para todas as torcidas. A Concessionária preparou as seguintes novidades: vinhetas sobre o Mundial de Futebol para os televisores instalados nos trens e folheto para ser distribuído com mapa e rede de serviços para os turistas em seis idiomas (português, inglês, espanhol, francês, alemão e russo) e hotsite em três idiomas (português, inglês e espanhol). Além disso, os torcedores contaram com a ajuda de promotores bilíngues e puderam tirar fotos em painéis com imagens do Rio de Janeiro. Os acessos das 36 estações da Concessionária estavam enfeitados com bandeiras de vários países – não só dos participantes, a ideia era homenagear os torcedores de todas as partes do mundo que estarão na cidade. A ponte da estação Cidade Nova contou com iluminação especial verde-amarela. O anúncio sonoro das principais estações que levam aos jogos da Copa e as de retorno (São Francisco Xavier, São Cristóvão, Maracanã, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde) foram feitas nos trens com a voz do locutor esportivo Luís Penido, para deixar o torcedor no clima da competição. Para completar, o programa de rádio Pop Bola gravou, uma vez por semana, um filme para a web dentro de uma das 36 estações.
Wi-fi nas estações – As estações Uruguai, Cinelândia, Carioca, Uruguaiana, Presidente Vargas, Central e Maracanã já contam com o serviço de internet gratuita. O sinal de wi-fi está disponibilizado nos mezaninos e plataformas. Os usuários podem acessar a internet diariamente por um tempo limitado (dois acessos de 15 minutos). Até o final do ano, todas as estações contarão com o serviço.
Acessibilidade – O MetrôRio é um dos mais acessíveis do mundo entre os metrôs com mais de 10 anos de operação. Nossa disponibilidade de equipamentos é de 95%, comparável às melhores médias mundiais. O sistema possui 253 equipamentos de mobilidade e acessibilidade.
A Concessionária investiu R$ 21 milhões, desde de julho de 2009, para implantar um grande programa de adaptação de suas estações aos padrões de acessibilidade: instalação de plataformas inclinadas; plataformas verticais e elevadores, entre outros.
O metrô do Rio de Janeiro é o único do mundo que mantém, em caráter permanente, apoio aos portadores de necessidades especiais. Todos os agentes de segurança das estações são treinados para dar atendimento personalizado aos deficientes.
—
BETE NOGUEIRA
_______________
COMUNICAÇÃO+
TEL.: 21 3211-6315/ 99936-7392